10 curiosidades sobre a literatura infantil no Brasil

Veja como os livros infantis levam as crianças para viajar

Thamiris Senis

A literatura infantil é bastante conhecida e diversificada. Ela apresenta um cunho didático, ou seja, auxilia pais e educadores no ensino-aprendizagem, pois a partir da leitura de livros com textos curtos e repletos de imagens, as crianças tomam mais gosto e desenvolvem o hábito de ler. Dessa forma, aprendem com mais facilidade, além de ser uma forma lúdica e divertida.

A professora de português Elizandra Feld explica o porquê deste tipo de literatura ser importante. “Acredito que a Literatura seja importante pelo fato de colocar-nos em contato com outras épocas e, consequentemente, com outras culturas, costumes e concepções de mundo”, esclarece.

Além disso, A Literatura tem a capacidade de nos colocar dentro de mundos diferentes, no mundo da imaginação, da criação e da subjetividade. Com a Literatura infantil não é diferente, pois ela oferece às crianças e leitores uma linguagem mais simples, imagens que facilitam a compreensão dos textos, trocadilhos e várias figuras de linguagem, que ajudam na estruturação das estórias.

Veja aqui uma lista de 10 curiosidades sobre a nossa literatura:

  1. Para você que se pergunta quando ela nasceu aqui no Brasil, saiba que foi no final do século XIX, quando estava mudando de regime político. A monarquia estava sendo substituída pela república. No início do século XX surgiram as obras de Monteiro Lobato.
  2. E só no início do século XX surgiram as obras de Monteiro Lobato. Desde então, grandes nomes da literatura infantil, como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Maurício de Sousa, começaram a aparecer.
  3. Em nível de curiosidade desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 – 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”. Isso ocorre porque alguns educadores alegam que esses livros são mais projetos educativos (muitos são feitos por encomenda) do que literatura.
  4. José Bento Monteiro Lobato era o nome inteiro do criador de o “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Entre outras obras como: Urupês; Cidades Mortas; Ideias do Jeca Tatu; Negrinha; Reinações de Narizinho (livro que reúne várias histórias infantis); O Minotauro.
  5. Lembra do Ziraldo? Sim, o autor de “O Menino Maluquinho”! Ele também escreveu outras obras infantis como: A bonequinha de pano; Este mundo é uma bola; Uma professora muito maluquinha.
  6. Ana Maria Machado foi considerada pela crítica como uma das mais completas das escritoras brasileiras contemporâneas. Autora de grandes obras infantis como: A Grande Aventura de Maria Fumaça; A Velhinha Maluquete; O Natal de Manuel. A carioca ocupa a cadeira numero um da Academia Brasileira de Letras, que presidiu de 2011 a 2013.
  7. Muitos valores da sociedade foram passados adiante através dos livros infantis. Pudemos entender melhor isso recentemente com o vídeo da youtuber Jout Jout que contava um pouco sobre o livro “A parte que falta”. Trata-se de um livro infantil que carrega grandes lições.
  8. O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento internacional comemorado no dia 2 de abril, em comemoração a data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805. A data foi instituída pela International Board on Books for Young People – IBBY em 1967.
  9. No Brasil, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, em virtude do nascimento de Monteiro Lobato, reconhecidamente um dos principais nomes da literatura infanto-juvenil do nosso país.
  10. O Brasil já teve como vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, as escritoras Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000, e o ilustrador Roger Mello, em 2014.

Elizandra ainda deixa um conselho para os pais. “O que eu diria para os papais modernos é que eles jamais deverão deixar de ler para seus filhos, bem como deixar de comprar livros e incentivá-los à leitura”, adverte.

Link da imagem

https://goo.gl/17MHby

Sair da versão mobile