28ª edição de Festival Internacional de Curtas Metragens aconteceu em São Paulo

In Cultura

Este ano a programação abordou o tema “Humor em tempos de cólera” e apresentou mais de 350 filmes

Amilly Caroline Diniz

O 28º Festival Internacional de Curtas Metragens aconteceu dos dias 23 de agosto a 3 de setembro. As apresentações foram distribuídas em seis salas de cinema na cidade de São Paulo, sendo elas a instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Imagem e Som (MIS), o CINESESC, o Centro Cultural São Paulo, a Cinemateca Brasileira, o Espaço ITAÚ Augusta e o CINUSP Paulo Emílio.

A diretora do festival, Zita Carvalhosa, explica a escolha do tema deste ano. “Nós sempre procuramos temas que nos inspirem, e neste ano a seleção mais uma vez trouxe um retrato urgente do momento. Neste sentido, o humor seria uma forma de falar de temas difíceis e ter abertura para que estes sejam ouvidos”, aponta.

Entre os filmes apresentados teve “A Cartola Mágica”, do diretor Christyan Ritse. O curta é destinado ao público infantil, e conta com a participação dos pequenos da comunidade Resex do Rio Ouro Preto, na Amazônia. Para Ritse, o filme é uma maneira de apresentar o cinema como ferramenta de criação, estimulando a criatividade e a reflexão. “Cada fotograma leva um pouco da Amazônia para a sala de cinema. Revigora, frente à catástrofe anunciada que estamos vivendo, com desmatamento crescente e reservas sendo extintas para extração de minério”, explica.

Para a diretora, a exaltação da cultura é peça fundamental ao desenvolvimento do país. “Projetos culturais elevam e transformam a sociedade. Cria-se abertura para debater com o público jovem, e uma sessão de bons filmes de humor é garantia de sucesso”, completa. O evento é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, com apoio da Petrobras e da Sabesp.

Foto: Divulgação

You may also read!

Dia dos Pais é comemorado neste fim de semana

8 ideias para você comemorar o Dia dos Pais com o seu paizão

Saiba como celebrar com seu pai nesse dia especial Lucas Pazzaglini O Dia dos Pais está chegando e talvez

Read More...
Dependentes de Nicotina recebem ajuda do SUS

SUS proporciona campanha de tratamento para dependentes de nicotina

Promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, o projeto visa auxiliar a comunidade dependente por meio

Read More...
Rodada do paulista de Flag Football foi no UNASP

UNASP recebe rodada do Campeonato Paulista de Flag

As partidas de Flag contaram com 16 times no total, nas categorias  masculinas e femininas, movimentando torcedores das equipes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu