28ª edição de Festival Internacional de Curtas Metragens aconteceu em São Paulo

In Cultura

Este ano a programação abordou o tema “Humor em tempos de cólera” e apresentou mais de 350 filmes

Amilly Caroline Diniz

O 28º Festival Internacional de Curtas Metragens aconteceu dos dias 23 de agosto a 3 de setembro. As apresentações foram distribuídas em seis salas de cinema na cidade de São Paulo, sendo elas a instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Imagem e Som (MIS), o CINESESC, o Centro Cultural São Paulo, a Cinemateca Brasileira, o Espaço ITAÚ Augusta e o CINUSP Paulo Emílio.

A diretora do festival, Zita Carvalhosa, explica a escolha do tema deste ano. “Nós sempre procuramos temas que nos inspirem, e neste ano a seleção mais uma vez trouxe um retrato urgente do momento. Neste sentido, o humor seria uma forma de falar de temas difíceis e ter abertura para que estes sejam ouvidos”, aponta.

Entre os filmes apresentados teve “A Cartola Mágica”, do diretor Christyan Ritse. O curta é destinado ao público infantil, e conta com a participação dos pequenos da comunidade Resex do Rio Ouro Preto, na Amazônia. Para Ritse, o filme é uma maneira de apresentar o cinema como ferramenta de criação, estimulando a criatividade e a reflexão. “Cada fotograma leva um pouco da Amazônia para a sala de cinema. Revigora, frente à catástrofe anunciada que estamos vivendo, com desmatamento crescente e reservas sendo extintas para extração de minério”, explica.

Para a diretora, a exaltação da cultura é peça fundamental ao desenvolvimento do país. “Projetos culturais elevam e transformam a sociedade. Cria-se abertura para debater com o público jovem, e uma sessão de bons filmes de humor é garantia de sucesso”, completa. O evento é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, com apoio da Petrobras e da Sabesp.

Foto: Divulgação

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu