4 curiosidades sobre o Judô

In Esportes

Quem pratica descobre que Judô é a arte de se dominar

Eliandra Zanquetta

Jigoro Kano, um grande mestre das artes marciais, selecionou as melhores técnicas de Jiu-jiutsu e fez um novo estilo chamado Judô, que significa caminho suave. Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan que quer dizer “um lugar para estudar o caminho”. Ele desenvolveu um código moral para o esporte. Seu objetivo era que a prática da arte marcial fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

Rodolpho Lavoura Neto começou a praticar o esporte com apenas três anos de idade. Ele destaca que era uma criança muito introspectiva e envergonhada. No entanto, com o Judô, adquiriu autocontrole e autoconfiança, fatores muito importantes para o próprio desenvolvimento pessoal e profissional.  “O Judô gera um desenvolvimento físico, psíquico e social. Funciona como atividade física e é uma ferramenta educacional pois desenvolve valores sociais como disciplina, autonomia, responsabilidade entre outros”, assegura. Hoje Neto é formado em Educação Física e é professor de Judô.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura) declara o judô como o melhor esporte de formação inicial para crianças e jovens. Neto trabalha no projeto Judô Esporte Social em Artur Nogueira e concorda que não existe uma melhor idade para iniciar o esporte. “Em nosso projeto atendemos até crianças de 2 anos. Depende muito da maturação psíquica e social da criança. Acredito que se trabalharmos o Judô como meio de desenvolvimento, conseguimos gerar ganhos em todas as idades”, acrescenta. E para confirmar que o Judô vai além do esporte, separamos uma lista de curiosidades para você.

 

  • O judô era arte que não estava voltada para o público feminino, mas ao ver que sua irmã mais velha se interessava, Jigoro Kano então ensinou-lhe os fundamentos para que obtivesse mais experiência.

  • Em 1979, no campeonato sul-americano em Montevidéu no Uruguai, Joaquim Mamede burlou a Lei e inscreveu quatro atletas com nomes masculinos para que pudessem obter passagens aéreas, hospedagem e alimentação: Patrício Mário de Carvalho e Silva, Amel Mário de Carvalho e Silva, Cristiano Mário de Carvalho e Silva e Ueda Kasue. Sendo que seus verdadeiros nomes eram: Patrícia Maria de Carvalho e Silva, Ana Maria de Carvalho e Silva, Cristina Maria de Carvalho e Silva e Kasue Ueda. O Brasil conquistou o título nesse campeonato devido aos pontos obtidos pela equipe feminina. Essa conquista fez com que o Conselho Nacional de Desportos (CND) liberasse para que as mulheres lutassem.

  • O judô é o único esporte no Brasil que conquistou medalhas em 9 olimpíadas consecutivas.

  • O código moral do Judô têm oito princípios básicos que mostram o objetivo da arte de desenvolver o físico, mental e o espiritual: Cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.

Está confirmado que o Judô age de forma direta no corpo e na mente de quem pratica. Juliano Vieira conta que, além dos benefícios físicos e sociais que conseguiu, decidiu seu futuro acadêmico através do Judô. “Graças ao judô eu tenho algum objetivo para o meu futuro de fazer algo que eu aprendi a gostar. O judô mudou minha vida, hoje sou estudante de educação física e estou me preparando para pegar a faixa preta e ser professor,” alega. Por ser um esporte forte aqui na região, há projetos que ensinam essa arte gratuitamente. Um exemplo é Projeto Judô Esporte Social que acontece na cidade de Artur Nogueira e é aberto a todas as idades, você consegue mais informações pelo Facebook.

Link das Imagens:

https://goo.gl/QmBBac

https://goo.gl/Bnjw5Z

https://goo.gl/GUL6s7

https://goo.gl/XC9B2j

https://goo.gl/GTNPFW

https://goo.gl/ghTKDp

You may also read!

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu