4 curiosidades sobre o Judô

In Esportes

Quem pratica descobre que Judô é a arte de se dominar

Eliandra Zanquetta

Jigoro Kano, um grande mestre das artes marciais, selecionou as melhores técnicas de Jiu-jiutsu e fez um novo estilo chamado Judô, que significa caminho suave. Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan que quer dizer “um lugar para estudar o caminho”. Ele desenvolveu um código moral para o esporte. Seu objetivo era que a prática da arte marcial fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

Rodolpho Lavoura Neto começou a praticar o esporte com apenas três anos de idade. Ele destaca que era uma criança muito introspectiva e envergonhada. No entanto, com o Judô, adquiriu autocontrole e autoconfiança, fatores muito importantes para o próprio desenvolvimento pessoal e profissional.  “O Judô gera um desenvolvimento físico, psíquico e social. Funciona como atividade física e é uma ferramenta educacional pois desenvolve valores sociais como disciplina, autonomia, responsabilidade entre outros”, assegura. Hoje Neto é formado em Educação Física e é professor de Judô.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura) declara o judô como o melhor esporte de formação inicial para crianças e jovens. Neto trabalha no projeto Judô Esporte Social em Artur Nogueira e concorda que não existe uma melhor idade para iniciar o esporte. “Em nosso projeto atendemos até crianças de 2 anos. Depende muito da maturação psíquica e social da criança. Acredito que se trabalharmos o Judô como meio de desenvolvimento, conseguimos gerar ganhos em todas as idades”, acrescenta. E para confirmar que o Judô vai além do esporte, separamos uma lista de curiosidades para você.

 

  • O judô era arte que não estava voltada para o público feminino, mas ao ver que sua irmã mais velha se interessava, Jigoro Kano então ensinou-lhe os fundamentos para que obtivesse mais experiência.

  • Em 1979, no campeonato sul-americano em Montevidéu no Uruguai, Joaquim Mamede burlou a Lei e inscreveu quatro atletas com nomes masculinos para que pudessem obter passagens aéreas, hospedagem e alimentação: Patrício Mário de Carvalho e Silva, Amel Mário de Carvalho e Silva, Cristiano Mário de Carvalho e Silva e Ueda Kasue. Sendo que seus verdadeiros nomes eram: Patrícia Maria de Carvalho e Silva, Ana Maria de Carvalho e Silva, Cristina Maria de Carvalho e Silva e Kasue Ueda. O Brasil conquistou o título nesse campeonato devido aos pontos obtidos pela equipe feminina. Essa conquista fez com que o Conselho Nacional de Desportos (CND) liberasse para que as mulheres lutassem.

  • O judô é o único esporte no Brasil que conquistou medalhas em 9 olimpíadas consecutivas.

  • O código moral do Judô têm oito princípios básicos que mostram o objetivo da arte de desenvolver o físico, mental e o espiritual: Cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.

Está confirmado que o Judô age de forma direta no corpo e na mente de quem pratica. Juliano Vieira conta que, além dos benefícios físicos e sociais que conseguiu, decidiu seu futuro acadêmico através do Judô. “Graças ao judô eu tenho algum objetivo para o meu futuro de fazer algo que eu aprendi a gostar. O judô mudou minha vida, hoje sou estudante de educação física e estou me preparando para pegar a faixa preta e ser professor,” alega. Por ser um esporte forte aqui na região, há projetos que ensinam essa arte gratuitamente. Um exemplo é Projeto Judô Esporte Social que acontece na cidade de Artur Nogueira e é aberto a todas as idades, você consegue mais informações pelo Facebook.

Link das Imagens:

https://goo.gl/QmBBac

https://goo.gl/Bnjw5Z

https://goo.gl/GUL6s7

https://goo.gl/XC9B2j

https://goo.gl/GTNPFW

https://goo.gl/ghTKDp

You may also read!

Atenção vestibulando MEC anuncia novas mudanças no Enem 2018

Candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia entre outras mudanças Kawanna Cordeiro Em

Read More...

Conheça os seis melhores museus do Brasil

Para quem acha que no Brasil não tem cultura, conheça os melhores museus para  visitar no dia Internacional dos

Read More...

Cinco cuidados especiais que devemos ter com os olhos

Os olhos são conhecidos como janelas da alma e são responsáveis por boa parte daquilo que percebemos como mundo.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu