5 Passos para alcançar a independência financeira

Especialistas e pesquisas apontam falta de conhecimento e preparo do povo brasileiro

Lia Costa

É fato: as crianças crescem e chegam à fase adulta. Esse é o período em que os aniversários continuam vindo, mas os presentes já são mais escassos e as responsabilidades maiores. Quando o assunto é independência financeira, poucos realmente sabem o que estão fazendo ou o que devem fazer. Confira as dicas dos especialistas:

  1. Planeje sua independência financeira

O administrador e mestre em educação Raphael Camilo, explica que no primeiro ano é o momento de diminuir tanto as expectativas quanto os custos e colocar as contas em dia, vivendo com o mínimo que for preciso. Depois de conseguir a estabilidade na corda bamba, começa a parte de procurar onde investir o dinheiro. “A independência financeira é algo gradativo e quem falha em planejar, falha em executar”, declara.

2. Nunca dependa de uma única fonte de renda

Raphael aconselha que nunca se dependa de uma única fonte de renda ou salário, mas que o dinheiro seja investido em alguma coisa. Se você ainda não sabe como investir, pode ter um “segundo emprego” (bico) aos fins de semana com algo que você goste como: cozinhar, dar aulas, cuidar de cachorros, etc.

3. Aprenda poupar e investir

A máster Coach Luciana Panteleiciuc afirma: “o maior erro é pensar que você é jovem demais para começar, porque depois começam as obrigações maiores e para aqueles que não adquiriram o hábito de poupar e investir cedo será muito mais difícil”. Panteleiciuc aconselha que de qualquer tipo de ganho seja separado entre 10 a 30% do valor para o “fundo de liberdade financeira”.

4. Tenha um estilo de vida que cabe no bolso

A máster Coach Luciana Panteleiciuc afirma que independência financeira nada tem que ver com um emprego ou riqueza, mas ter dinheiro suficiente para sustentar o próprio estilo de vida. Você pode estar em uma situação muito melhor do que bilionários por aí hein…

5. Organize suas finanças

De acordo com um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2016, 46% dos brasileiros não têm controle sistemático do seu orçamento. Além disso, 37% dos consumidores admitem ter feito uma aquisição desnecessária nos últimos 30 dias devido a facilidade do crédito. Para não fazer parte dessa porcentagem, adquira um caderno ou anote no celular todos os gastos que tem. Nada de pegar a mesada ou salário e ir gastando tudo! Antes de comprar uma coxinha, coloque tudo na ponta do lápis.

Quer saber mais? Acesse:

Me Poupe 

Finanças Femininas

 

Sair da versão mobile