500 anos da Reforma Luterana

In Geral

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu início ao movimento que impactou o mundo todo e estremeceu as bases da Igreja Católica

Kelyse Rodrigues

No dia 31 de outubro é comemorada a Reforma Luterana. O movimento começou nesta data no ano de 1517 com Martinho Lutero ao pregar suas 95 teses no Castelo de Wittenberg, que iam contra as práticas da Igreja Católica. Lutero observou que os ensinamentos ligados à vida de Cristo foram deixados de lado, e que foi colocada como prioridade a venda de indulgências para perdão dos pecados, vendas de relíquias sagradas falsas, além de notar falta de vocação religiosa dos padres e bispos.

Na época em que a reforma aconteceu a maioria da população não tinha conhecimento, pois não sabiam ler e só conheciam o que as autoridades falavam. A população pobre dava tudo de sua pouca renda para comprar o que a Igreja dizia trazer salvação ou perdão dos pecados. Enquanto isso, os religiosos viviam uma vida de luxo e acúmulos de terra. Essas práticas geraram revolta em Lutero, que acompanhava de perto pois era monge.

Lutero teve apoio quando decidiu tomar iniciativa para mudar a situação. O professor de história João Luis de Almeida explica quem deu apoio e porquê. “Lutero foi apoiado pelos príncipes alemães e pela burguesia local, que acabou dando guarida ao líder reformista, motivada por interesses políticos e econômicos que lhes eram favoráveis” aponta.

A reforma foi apoiada porque o poder da Igreja iria diminuir sobre a vida das pessoas, não teria mais a usura (cobrança de juros sobre empréstimos), que era condenada pela Igreja Católica, porém realizada por muitos religiosos nas paróquias. Lutero não sofreu condenação quando decidiu questionar pois buscou fazer alianças com grupos poderosos como os príncipes alemães. Já John Huss e John Wycliff foram condenados e queimados pela Inquisição (tribunal da Igreja que julgava crimes contra fé católica).

A Reforma Luterana gerou impacto naquela época e os efeitos continuam até os dias atuais. Um deles foram as igrejas que surgiram. O professor de história Leandro Samora explica sobre esse processo. “A Igreja Protestante se espalhou por diferentes países da Europa, criando outras igrejas derivadas e, eventualmente, cruzou oceanos e foi se estabelecer em diferentes países. Está na origem, por exemplo, de todas as variações das igrejas evangélicas no Brasil”, destaca.

Na cidade de Engenheiro Coelho, em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, a Orquestra Sinfônica de Campinas realizará um concerto. O evento acontece no Centro Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC), hoje, a partir das 20h. O tema é Oratário Elias, Opus 70, de Felix Mendelssohn, e conta com a participação do Coral de Licenciatura em Música do Unasp-EC.

*Foto: https://goo.gl/4WhdMy

You may also read!

O alívio da dor pela dor

Um assunto que veio a tona no ano de 2017 foi o suicídio e a depressão, que alarmou pessoas

Read More...

Novembro Azul contribui para prevenção e melhor entendimento sobre o câncer de próstata

Sara Rabite O mês de novembro vem sendo dedicado à conscientização dos homens a respeito do câncer de próstata,

Read More...

Educação financeira

Entender os tipos de investimentos e economizar desde cedo é fundamental para o próprio progresso financeiro Larissa Schimmak Teresa

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu