7 Dicas para melhorar o ano das mulheres próximas a você

Pequenas atitudes podem significar muito mais do que presentes caros, ainda mais se elas não forem praticadas apenas no dia internacional das mulheres.

Kelwin Ramos

No dia em que a mulher é homenageada internacionalmente, vemos os homens mais carinhosos e prestativos do mundo. Talvez a maior dificuldade seja encontrá-los nos outros 364 dias do ano. Isso porque ainda vivemos, infelizmente, numa sociedade que carrega grandes vestígios do machismo. Como resposta, vemos o movimento feminista ganhando força com o tempo. Interligado ao feminismo, cresce também o empoderamento feminino que, ao contrário do que muitos pensam, são coisas diferentes.

Esses movimentos surgiram com a intenção de alcançar o autêntico e merecido respeito às mulheres por parte da sociedade. O que elas esperam é que esse reconhecimento parta dos homens que a cercam, seja o marido, o pai, o namorado ou até mesmo o filho. Ana Perez, mestre em Educação coloca o que pode melhorar a vida de uma mulher: “ela vai ser muito feliz quando o pai e os homens da vida dela a amarem, apoiarem e incentivarem”, reflete.  Amor e apoio que vão além de meras formalidades como, por exemplo, de dizer um ‘eu te amo’ ou ‘você tem o meu apoio’. Aqui vão sete coisas que todo homem deveria fazer pelas mulheres próximas a ele.

1 – Valorizar a primeira e mais importante

Os homens têm muito a conscientizar do quanto, na maioria dos casos, têm sido um tanto machistas dentro de casa com suas mães. Ao criticar atitudes desse gênero, Ana Perez lembra que “muitas das coisas que acontecem no lar são por influência da mãe”.   Ainda que ela insista em implicar com a toalha jogada em cima da cama ou, até mesmo, com a cama que ficou desarrumada de manhã, seu carinho e respeito por ela é primordial. Não é por ser mãe que podemos esquecer que ela é mais uma mulher em um mundo tão machista.  Afinal, a rainha do lar merece todo apreço do mundo, né gente?!

2- Não a subestime por pensar diferente de você

Na maioria das famílias, apesar da famosa brincadeira de que a mulher é quem manda, as decisões são tomadas pelo marido sem consentimento da companheira.   Se quer enriquecer sua discussão, ouça o que ela tem a dizer e considere a possibilidade de a ideia errada ser a sua, e não necessariamente a dela.  Além do mais, ela pode até ser diferente, mas não é inferior.

3- Fale menos e ouça mais

Se preocupe menos com as discussões nas redes. Saiba que o seu comportamento coerente pode ser muito mais importante para elas. Ouça mais. Ouvir o que elas pensam, sentem ou até mesmo já viveram em relação ao feminismo, poderá importar bem mais para elas do que textões e discursos.

4 – Faça-a sorrir

Uma mulher com baixa autoestima terá dificuldades na tomada de decisões importantes e nas atividades do dia a dia. Seja o ponto alto dela. Ana aponta que o homem “pode melhorar a autoestima dela valorizando as coisas que ela faz”.

5- Lembre-se: Elas são tão capazes quanto você

Quando qualificada, não hesite em indicar uma mulher para um trabalho ou, até mesmo, para uma promoção. Ana lembra que “a mulher ainda é desvalorizada em termos de cargos profissionais e de salários. Ela faz a mesma coisa que o homem e ganha menos. A nossa sociedade é machista (no âmbito profissional)”.

6- Não seja egoísta

É um erro da parte de um parceiro pensar que a mulher deve abandonar seus sonhos para seguir exclusivamente os dele; assim como é egoísmo de um pai impor, contra a vontade da moça, que seus sonhos sejam os sonhos dela também.

7 – Seja o fã número 1 dela

Elogie-a sempre que perceber uma de suas qualidades e provoque seu sorriso mesmo nos momentos mais tensos. Faça ela se sentir a mulher mais incrível do mundo, todos os dias.

 

 

Sair da versão mobile