7 motivos pra você não segurar o choro

In Saúde

Conversamos com psicólogos e especialistas do comportamento humano sobre chorar

Lia Costa

  1. Fomos feitos para chorar

Não, não me refiro a uma realidade dramática, mas a fisiologia mesmo! Quando entra em contato com o mundo pela primeira vez, o recém-nascido chora. Do contrário não poderia viver se o pulmão não abrisse expulsando o líquido de dentro dele e trocando por oxigênio.

2. A lágrima tem funções importantes

As lágrimas são divididas em três categorias: lubrificantes, reflexas e emocionais. A primeira categoria permite que os olhos não sequem, a segunda aparece quando, por exemplo, algo cai no olho e a última todos já sabem. Os benefícios delas são a umidade, nutrição e limpeza dos olhos.

3. Nunca chorar é estressante

O fato de não chorar nunca exige um controle de comportamento desgastante, que pode ser comparado a um estresse agudo. Num primeiro momento não parece tão grave, mas a longo prazo isso indica mudanças no cortisol (hormônio regulador do estresse), o que nos leva ao próximo tópico.

4. Reprimir emoções adoece

Especialistas afirmam que é importante conhecer suas emoções, nomeá-las e conseguir controlá-las. De acordo com o psicólogo Flávio Mesquita, se privar de chorar furta o direito de expressão. Segurar o choro com frequência causa instabilidade psicológica, podendo levar a depressão. Em casos mais graves pode levar a doenças autoimunes, asma e até mesmo câncer.

5. Segurar o choro prolonga o sofrimento

Tirar a oportunidade de choro contribui negativamente para a cristalização de emoções que ficam reprimidas na psique e podem pedir contas ao longo da existência. Engolir o choro durante o luto, por exemplo, pode protelar o sofrimento do luto.

6. Relacionar choro com fraqueza é cultural (e irracional)

Na Grécia Antiga era OK homens chorarem, já mulheres não. No período medieval, tanto gargalhar quanto chorar em público não era nada constrangedor para ambos os sexos. Na Era Vitoriana eram contratadas mulheres para chorar em velórios porque era mal visto chorar em enterros, mesmo que fosse do seu próprio filho. E assim vai… Ninguém sabe de nada.

7. Suas emoções são importantes

Quando você chora, uma emoção está sendo transmitida. Se alguém está com você, recebe essa emoção e compreende seu significado, aceitando e recebendo ela com você. Assim, aquele que chora e é consolado se sente mais aceito, amado e importante.

 

Link das imagens:

https://bit.ly/2HTDzbs

https://bit.ly/2HWcRPl

https://bit.ly/2qYaLXk

https://bit.ly/2HrHI5u

You may also read!

Como viver de modo sustentável?

Entre as ações mais nocivas ao meio ambiente está o consumo de plástico Adalie Pritchard No dia 1° de

Read More...

Semana de Educação Financeira conscientiza jovens sobre investimentos

Aplicações no Tesouro Direto estão entre as mais viáveis para universitários Djuliane Rodrigues Entre os dias 20 a 26

Read More...

Musical “Fé, Esperança e Amor” é apresentado no Unasp Engenheiro Coelho

Obras de “Les Misérables” e “The Sound of Music” foram interpretadas por estudantes da Licenciatura em Música Ana Clara

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu