8 métodos para prevenir o câncer

In Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado no dia 8 de abril

Amanda Ferelli

Anualmente, no dia 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para conscientizar a população mundial sobre os cuidados que devem ser tomados.

 As causas para a doença podem ser externas ou internas. Sendo as internas, em sua maioria, derivadas geneticamente e ligadas à defesa do organismo e em sua capacidade de se defender. Por outro lado, as externas estão associadas a hábitos e ao ambiente que o indivíduo se encontra. Separamos alguns métodos e mudanças de rotina que podem ajudar a prevenir a doença:

  1. Ter uma alimentação equilibrada:

Se existe algo que não é muito fácil de ser controlado é a fome. Por isso, alguns especialistas aconselham comer, no mínimo, cinco porções diárias. Não vá achando que são cinco porções de pipoca ou coxinha. Nas refeições, você deve dar preferência a alimentos cozidos ou assados. Substitua as comidas da cantina por frutas, legumes e verduras. Sabemos que não são os favoritos de todos, mas os grãos são muito importantes para balancear os nutrientes. Segundo Ildélia Marinho, médica ortopedista, a alimentação é um método importante para prevenção do câncer ósseo. Outro meio é, sempre que possível, preparar os seus próprios alimentos. A ideia não é cozinhar o macarrão instantâneo no micro-ondas e sim para fugir de produtos industrializados.
2. Praticar atividade física:

Mesmo nos dias de preguiça, (segunda-feira, estou falando de você), as atividades físicas são essenciais. Elas contribuem com o controle de peso, diminuem o estresse, melhoram autoestima e, claro, reduzem os riscos de doenças crônicas. Alguns especialistas indicam, no mínimo, trinta minutos de exercícios diários. Podem ser caminhadas, corridas, subir as escadas entre outros. Então escolha a melhor playlist e saia um pouco de casa para esfriar a cabeça e cuidar de você.

3. Protetor Solar

Na correria do dia a dia fica difícil manter uma rotina, mas não é novidade para ninguém a importância do protetor solar. Sim, até quando está nublado. Segundo a Dra. Renata Meneses Melo, o melhor método para prevenir o câncer de pele é a fotoproteção. Ela explica que consististe em medidas bem simples: uso de protetor de duas em duas horas e evitar o sol nos períodos em que a radiação é mais intensa. “Seriam os períodos entre as 10 horas da manhã às 16 horas da tarde”, afirma a doutora. O uso de chapéus, bonés e até mesmo óculos de sol ajudam a prevenir a doença. Então, na hora que for praticar suas atividades físicas não se esqueça da proteção.

 4. Higiene Bucal:

Outro método muito recomendado para a prevenção do câncer, principalmente o de boca é evitar a má higienização da boca. A cirurgiã dentista, Laura Celoni, afirma ainda que cuidados com próteses mal adaptadas são extremamente necessários para prevenir a doença. O cirurgião dentista Brenon Braga, ainda destaca que que os vícios são prejudiciais e estão diretamente ligados às lesões cancerígenas. Vícios como álcool, cigarro e entorpecentes em geral.

5. Evitar bebidas alcoólicas e o cigarro:

Como citado no item acima, o consumo de álcool aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como: de boca, esôfago, mama e fígado. Os riscos aumentam se o consumo de álcool for combinado com o consumo do cigarro. Aliado de dezenas de tipos de câncer, o cigarro é um dos principais inimigos do combate ao câncer. São liberadas mais de 4 mil substâncias cancerígenas absorvidas por quem consome e as pessoas que estão ao redor. Parar de fumar é o principal método para prevenir o câncer, principalmente de pulmão, boca, esôfago entre outros. Para uma mudança total, parar com o consumo de ambos é essencial para dar início a uma vida saudável.

Link das imagens:

goo.gl/kC3nkL

goo.gl/cB2RQn

goo.gl/Ahnx2S

goo.gl/Kv4n7H

goo.gl/GqJbsB

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu