Altinha ganha espaço no meio esportivo

Fenômeno esportivo obtém relevância nacional e abre espaço para jovens nas redes sociais.

Hellen de Freitas 

A altinha é um esporte que recebeu uma atenção maior da população nos últimos anos. A atividade consiste em conjuntos de manobras e passes que vemos no futebol e futevôlei, em uma roda com geralmente quatro jogadores para uma partida mais fluída. A finalidade é deixar a bola no ar utilizando os pés e talento.

O desporto teve as orlas de praia como seu espaço original e começou como uma simples forma de recreação sem visão de uma importância futura, contudo começou a obter relevância no espaço nacional chegando ao ponto da criação da Liga Altinha Brasil. Agora uma seriedade verdadeira foi incluída, o objetivo final é a regulamentação concreta como uma modalidade.

Futuro da altinha 

Com intuito de acelerar a profissionalização do esporte, a liga foi criada no final do ano passado para organizar eventos e competições. 

O presidente da Liga Altinha Brasil e vice presidente da Confederação, Paulo Ricarti, relata a felicidade da expansão do esporte e o trabalho que deve ser realizado para um crescimento de forma estruturada. 

Paulo ainda menciona projetos e esperanças futuras para todo o universo progressista da altinha. “Estamos realizando o primeiro Brasileirão da modalidade com etapas em todo Brasil, um marco para modalidade. Temos também como projeto de 12 a 16 anos ir para as olimpíadas. Buscando expansão e projetos junto as crianças, nossa expectativa é a melhor possível, com o fortalecimento também dos campeonato estaduais, o esporte vai crescer muito mais” , comenta. 

Influência nas redes 

As redes sociais não podem ficar de fora dessa febre, sendo um dos fatores para o crescimento da modalidade, ajudando a divulgar essa nova prática. Com isso vários nomes de relevância surgiram nesse meio, dentre eles Daniel Boechat, influencer com mais de 52 mil seguidores somados em suas redes sociais, vem conquistado o público com o seu talento no esporte. 

“Teve uma influência enorme na minha vida, conheci muitas pessoas que se não fosse a altinha não teria a oportunidade de conhecer, sem contar o reconhecimento que ganhei, receber muitas mensagens e começar a ser uma referência”, relata o atleta.

Boechat também comenta sobre o impacto financeiro. “Através do esporte cresci no Instagram e através dele comecei a ganhar um retorno, mas essa parte é o que menos me interessa, a maior importância para mim é levar o esporte para todo mundo e ajudar a profissionalização um dia.”

Sair da versão mobile