Aluguel de celulares: as vantagens desse mercado

In Ciência e Tecnologia, Economia, Geral
Aluguel de celulares

Usuários alugam iPhones através de programa do banco Itaú. Especialistas comparam as vantagens e preveem o crescimento do mercado.

Sâmilla Oliveira

Segundo a pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, um terço da população brasileira tem a intenção de trocar de smartphone em menos de 1 ano. Entretanto, clientes que querem ter sempre o modelo mais novo de smartphone têm preferido alugar ao invés de comprar na loja. 

Um exemplo dessa nova modalidade é o programa iPhone Para Sempre, do banco Itaú. Ele oferece aos clientes a possibilidade de alugar um smartphone Apple pelo período de um ano. Todo o trâmite da locação é realizado através do aplicativo “ItaúCard: Cartão de Crédito”. Após o término do contrato, o cliente tem três opções: pagar o valor restante e ficar com o celular permanentemente, devolver o aparelho e encerrar a parceria ou trocar de iPhone, renovando o contrato.

A escolha pela locação (ao invés da compra) já é conhecida na Alemanha e nos EUA. Agora, o “celular por assinatura” está chegando no Brasil e promete maior economia e praticidade para quem gosta de ter sempre à mão a última geração de smartphones.

“Pra mim, fez mais sentido o iPhone por assinatura no lugar da compra direto na loja, porque a parcela da assinatura era mais barata do que uma compra com pagamento a prazo. Ao invés de parcelar um celular de alto valor, é mais barato ter uma assinatura e, no final dela, decidir se quer continuar, ficar ou trocar o celular. Preferi alugar pelas condições de parcelamento”, afirma o cliente Wellmer Pinto, de 27 anos.

Segurança e diminuição de riscos

Segundo Burkeane Viana, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão, a prática de alugar traz menos riscos para quem tem o celular como instrumento de trabalho. Um exemplo disso é que o usuário não terá maiores prejuízos caso algum imprevisto aconteça, já que não vai perder tempo e dinheiro na compra de um novo aparelho. Para Burkeane, essa segurança da locação é mais atrativa quando comparada com a compra definitiva. 

É um mercado com potencial de crescimento. Burkeane também sustenta que “o custo benefício do aluguel em relação a aquisição definitiva do bem (compra) acarreta em variações do preço praticado.” 

Como saber se vale a pena?

Na locação, serviços como seguro, assistência técnica e facilidade na troca, além do próprio valor baixo da parcela, são vantagens que chamam a atenção dos usuários. Segundo o educador financeiro e assessor de investimentos Kuka Marques, para pessoas que não querem se preocupar com o repasse do aparelho quando quiserem trocar por um novo, o aluguel é um facilitador considerável. 

No entanto, Kuka Marques também considera que o serviço de locação somente faz sentido quando o aparelho alugado for novo e de última geração. “Qualquer forma diferente disso já começa a não valer a pena, especialmente para quem já tem o hábito de comprar celulares usados. Alugar traz a tranquilidade de não se preocupar com imprevistos, uma vez que, se necessário, o usuário recebe um novo celular em até 24 horas, sem desembolso financeiro. Em contraste, a pessoa que comprou o iPhone, precisa esperar pelo menos uma semana até chegar o celular novo, além de continuar pagando o celular antigo”, afirma o assessor.

You may also read!

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu