Análise de “D. Pedro – A história não contada: o homem revelado por cartas e documentos inéditos”

In Copa do Mundo, Geral

Lana Bianchessi

O livro “D. Pedro – A história não contada: o homem revelado por cartas e documentos inéditos“, publicado pela primeira vez em 2015, foi indicado no segundo episódio do podcast Ano Zero e conta um pouco sobre a história de D. Pedro I.

Escrita por Paulo Rezzutti, esta biografia, que faz parte de uma coleção de livros sobre figuras históricas, conta a história de Dom Pedro I como filho, pai, marido, príncipe e homem. A obra mergulha o monarca em diálogo com sua amada por meio de cartas originais escritas entre 1823 e 1828. Para preencher as inúmeras lacunas, o historiador Paulo Rezzutti passou anos estudando as cartas e documentos inéditos que fazem parte deste livro. 

Estima-se que os documentos tenham ficado escondidos por muitos anos até serem revelados em Nova York. O livro também fornece uma análise histórica dos ciclos pessoais de relacionamentos amorosos entre os personagens, enquanto ilumina vários aspectos da vida nacional a partir do recorte. 

Rezzutti destaca os traços que poderiam ser de qualquer pessoa comum, mas que foram manifestados pelo imperador e, por isso, chocam o povo brasileiro. Por exemplo, além das manifestações de desejo sexual e ciúmes, há queixas alegres e mundanas que trazem uma perspectiva diferente ao caso amoroso.

Os documentos revelam um homem de caráter complexo que estava disposto a morrer por uma causa, um pai que queria que seus filhos fossem educados, que se considerava um fracasso e que foi o protagonista da transição do absolutismo para o regime constitucional no Brasil. 

Dom Pedro I era um homem cheio de falhas morais e contradições políticas, que o prejudicaram quando o assunto era política. Contudo, esteve associado a grandes passagens da história do liberalismo mundial e, o mais importante, viveu uma vida cheia de tensão humana.

Crédito: Reprodução/Internet

You may also read!

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia desperta atenção

Conhecido como dia roxo (purple day), data chama atenção do mundo para a doença que afeta mais de 50

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu