A arte de estudar melhor em 5 passos

In Educação

Dicas de como melhorar o rendimento acadêmico

Sabryna Ferreira

Estudar é uma arte e ficar meio confuso-perdido-cansado-estressado vez ou outra, nesse processo, faz parte.  Dominá-la é um desafio desejado por muitos e conquistado por poucos. Do ensino básico ao superior, a capacidade de aprender dos alunos é posta à prova. Alguns são bem sucedidos, mas esta reportagem é para aqueles que ainda estão na desvantagem. Calma! O ano letivo está só começando, então ainda dá tempo de dar a volta por cima com estas dicas:

  1. A palavra rotina não remete a coisas boas e felizes, sejamos francos. Mas a dita cuja é fundamental na hora de estudar, como sugere a coordenadora pedagógica Waldirene Lima. Preparar uma rotina diária de estudos, levando em consideração o tempo que você vai ter para esse momento faz toda a diferença. “Considere também quais horários já estão preenchidos com atividades fixas como: aulas, cursos, refeições, lazer, e, a partir disso, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos”, complementa a gestora educacional Maura Rodrigues.

2. Procure pesquisar sobre quais as técnicas e métodos de estudo que mais lhe são adequados. Use os        resumos que você mesmo fez. “Quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para           relembrar as matérias é menor”, assegura Maura.

3. Waldirene recomenda uma prática quase desconhecida por universitários: realizar as atividades sem acúmulos. Aquela adrenalina de fazer o trabalho no dia da entrega não vai te ajudar a aprender de verdade. Ter um ambiente adequado só para os estudos e com o mínimo de atrativo para não se distrair facilmente é importante para nesses momentos. Deixe o computador, a televisão e o celular para outra hora. Ou use tudo isso como ferramenta de aprendizagem.

      

4. Não dormir nas aulas é fundamental. Experimente prestar atenção ao que o professor diz e procurar entender. Pergunte, anote e selecione quais são as disciplinas que precisam ser revisadas diariamente. “Organizar anotações sobre os temas vistos ajuda a aprofundar os estudos sobre os conteúdos”, indica a Maura.

5. E, como ninguém é de ferro, reserve um tempo para o descanso e lazer. Marque os amigos em memes, compartilhe essa matéria com seus colegas da faculdade/escola e curta seus familiares. É necessário esse descanso para que aconteça um aprendizado eficiente. Essa dica todo mundo vai seguir à risca, com certeza!

Links das imagens:

https://goo.gl/mDS4bd

https://goo.gl/xptaaE

https://goo.gl/j8cBEW

https://goo.gl/yia1eN

https://goo.gl/Nt1xjy

 

You may also read!

Livraria especializada busca fomentar a literatura negro-brasileira no país

Criada em 2013, a livraria Africanidades reúne um acervo de apenas narrativas pretas. Rayne Sá A Livraria Africanidades, criada

Read More...

Mulheres participam de festival japonês pela primeira vez na história

O Festival do Nu ainda conta com diferenças discrepantes entre a participação de homens e mulheres; Japão está em

Read More...

Paralisia de Bell: entenda a gravidade da doença

Distúrbio deixou a jornalista Fernanda Gentil com partes do rosto sem movimentos. Yasmim Larissa Já imaginou beijar o rosto

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu