A arte de estudar melhor em 5 passos

In Educação

Dicas de como melhorar o rendimento acadêmico

Sabryna Ferreira

Estudar é uma arte e ficar meio confuso-perdido-cansado-estressado vez ou outra, nesse processo, faz parte.  Dominá-la é um desafio desejado por muitos e conquistado por poucos. Do ensino básico ao superior, a capacidade de aprender dos alunos é posta à prova. Alguns são bem sucedidos, mas esta reportagem é para aqueles que ainda estão na desvantagem. Calma! O ano letivo está só começando, então ainda dá tempo de dar a volta por cima com estas dicas:

  1. A palavra rotina não remete a coisas boas e felizes, sejamos francos. Mas a dita cuja é fundamental na hora de estudar, como sugere a coordenadora pedagógica Waldirene Lima. Preparar uma rotina diária de estudos, levando em consideração o tempo que você vai ter para esse momento faz toda a diferença. “Considere também quais horários já estão preenchidos com atividades fixas como: aulas, cursos, refeições, lazer, e, a partir disso, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos”, complementa a gestora educacional Maura Rodrigues.

2. Procure pesquisar sobre quais as técnicas e métodos de estudo que mais lhe são adequados. Use os        resumos que você mesmo fez. “Quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para           relembrar as matérias é menor”, assegura Maura.

3. Waldirene recomenda uma prática quase desconhecida por universitários: realizar as atividades sem acúmulos. Aquela adrenalina de fazer o trabalho no dia da entrega não vai te ajudar a aprender de verdade. Ter um ambiente adequado só para os estudos e com o mínimo de atrativo para não se distrair facilmente é importante para nesses momentos. Deixe o computador, a televisão e o celular para outra hora. Ou use tudo isso como ferramenta de aprendizagem.

      

4. Não dormir nas aulas é fundamental. Experimente prestar atenção ao que o professor diz e procurar entender. Pergunte, anote e selecione quais são as disciplinas que precisam ser revisadas diariamente. “Organizar anotações sobre os temas vistos ajuda a aprofundar os estudos sobre os conteúdos”, indica a Maura.

5. E, como ninguém é de ferro, reserve um tempo para o descanso e lazer. Marque os amigos em memes, compartilhe essa matéria com seus colegas da faculdade/escola e curta seus familiares. É necessário esse descanso para que aconteça um aprendizado eficiente. Essa dica todo mundo vai seguir à risca, com certeza!

Links das imagens:

https://goo.gl/mDS4bd

https://goo.gl/xptaaE

https://goo.gl/j8cBEW

https://goo.gl/yia1eN

https://goo.gl/Nt1xjy

 

You may also read!

Atenção vestibulando MEC anuncia novas mudanças no Enem 2018

Candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia entre outras mudanças Kawanna Cordeiro Em

Read More...

Conheça os seis melhores museus do Brasil

Para quem acha que no Brasil não tem cultura, conheça os melhores museus para  visitar no dia Internacional dos

Read More...

Cinco cuidados especiais que devemos ter com os olhos

Os olhos são conhecidos como janelas da alma e são responsáveis por boa parte daquilo que percebemos como mundo.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu