Atividade ou exercício físico?

Duas coisas diferentes, mas igualmente necessárias para a boa qualidade de vida

Sabryna Ferreira

A prática de exercícios físicos e a alimentação saudável são cada dia mais incentivadas. Prova disso são os tantos YouTubers que compartilham dicas de exercícios e os incontáveis canais de receitas saudáveis. A “geração saúde” tem buscado cuidar do próprio corpo, mas existem diferenças entre as práticas de trabalhar o corpo.

O educador físico Marcos Oliveira explica que a atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal que cause aumento do gasto energético (calorias) acima dos valores de repouso como por exemplo, varrer a casa, passear com o cachorro, subir escadas, caminhadas, entre outros. Já o exercício físico pode ser visto como um subgrupo da atividade física no qual o indivíduo realiza atividades pré-definidas com parâmetros específicos de intensidade, tempo e volume, como treino de musculação, pilates, corrida e outros esportes. “A manutenção de uma vida ativa é importante para todas as idades e a diretriz base da Organização Mundial de Saúde indica pelo menos 30 minutos atividade física por dia”, aponta. Por isso, o ideal seria reduzir o tempo de repouso durante o dia e tentar inserir mais atividades.

O exercício é um ótimo aliado quando não se pode modificar muito a rotina, pois ele tem o potencial de gerar adaptações benéficas a saúde com a vantagem de poder ser inserido no dia a dia sem alterar bruscamente a vida do indivíduo. No entanto, é importante consultar um médico para verificar a situação atual de saúde e procurar um profissional de educação física que prescreva essa rotina baseada nos objetivos da pessoa. Por outro lado, a realização de esportes pode ser vista como uma ótima prática de atividade física ou exercício físico (quando prescrito por um profissional). “É necessário que haja constância na prática e avaliação prévia da saúde, pois praticantes de final de semana que não tem um bom condicionamento físico possuem maiores chances de passar por problemas de saúde devido ao estresse gerado pelo exercício”, alerta Oliveira.

A estudante Thalita Tinelli relata que a prática de musculação, um exercício físico, auxiliou na regulação de algumas funções de seu organismo. “Sempre tive problema no intestino, retenção líquida. Depois que comecei a praticar exercícios isso melhorou muito”, declara. Thalita também conta que mudou os hábitos alimentares e isso foi o diferencial para as melhoras. “As mudanças foram um pouco lentas, levaram alguns meses, mas foram muito significativas. Se fizer todo dia elas não param de vir”, aconselha.

Além dos benefícios sentidos por Thalita, Oliveira também elenca outros que são resultados comuns da prática de atividades e exercícios, como o fortalecimento dos músculos, articulações e ossos, proporcionando melhora na agilidade, flexibilidade, resistência física e no condicionamento cardiorrespiratório. “A prática regular auxilia na melhora da qualidade de vida do indivíduo, modificando aspectos como humor, sono, disposição mental e física, alimentação, entre outras”, pontua. Impactos diretos podem ser vistos na melhoria da circulação sanguínea, sistema imune, maior facilidade no processo de emagrecimento e perda de gordura, aumento do metabolismo e melhora na coordenação motora.

O educador físico admite as dificuldades no início do processo, mas enfatiza a importância de realizar atividades prazerosas para o indivíduo e que, de preferência, se adequem a sua rotina. “Podem ser atividades simples como caminhadas, séries de alongamentos ou até mesmo a participação em práticas desportivas ou aulas de dança, apenas atentando para que não sejam realizados excessos que possam gerar problemas futuros a saúde”, frisa.

*Foto: https://goo.gl/GeCitF

Sair da versão mobile