Brasileiros enfrentam meses para emitir o visto de turismo americano

In Economia, Geral, Mundo

Em São Paulo a longa espera pode chegar a até 321 dias.

Yasmim Ferreira

Um levantamento feito pelo Consulado dos Estados Unidos no Brasil revelou que a espera pelo visto de turismo americano no Rio de Janeiro pode ser de até 277 dias, em Porto Alegre 269 dias, em Recife 179 dias e em Brasília 238 dias. Mas a maior fila de espera se encontra no estado de São Paulo, com cerca de 321 dias, o que equivale a quase 11 meses. A espera é menor para quem deseja apenas estudar nos Estados Unidos, sendo de até 24 dias.

Durante a época das restrições na pandemia, apenas casos emergenciais estavam sendo atendidos. Após a flexibilização, foi retomado o atendimento dos vistos de turistas. Com a liberação, os pedidos de agendamento tiveram um aumento na demanda. Esses pedidos se somam aos que já estavam pendentes no consulado.

Essa demora na espera traz transtorno para algumas pessoas que planejam viajar, mas são impossibilitados pela enorme fila de espera.“Eu tenho conhecimento dessa longa espera. Isso atrapalha quem deseja viajar. É horrível!”, desabafa Joabe Souza, que planeja viajar para os Estados Unidos. 

A Embaixada recomenda que aqueles que pretendem visitar o país levem em consideração o tempo de espera para a emissão do documento, que é obrigatório para a entrada nos Estados Unidos.

Renovação 

A longa espera também atinge aqueles que já possuíam o visto, mas tinham que renovar o documento. Desde 2010, o visto americano de visitante passou a ter validade de 10 anos, o que significa que muitos dos documentos daquela época começaram a expirar justamente na pandemia, quando as representações diplomáticas dos EUA no Brasil estavam fechadas. 

“As pessoas também tiveram que esperar até a reabertura do atendimento ao público para renovar seus documentos. A entrevista é até dispensada na maioria dos casos de renovação, mas de todo modo há um impacto no trabalho dos funcionários e os protocolos podem mudar em decorrência da pandemia”, explica o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre. 

Ainda segundo Alexandre, o processo para a emissão ou renovação do visto passa por uma série de protocolos, inclusive por questões de segurança e sugere que “o solicitante acesse sempre que puder, o site de agendamento para verificar se há novas datas disponíveis.”

Requisitos para iniciar o processo de emissão do visto americano

Se você pretende realizar a sua viagem, seja a trabalho, estudo ou até mesmo aquele passeio dos sonhos, fique atento a lista de requisitos que a embaixada dos EUA no Brasil solicita:

  • Passaporte atual com validade mínima de 06 meses;
  • Passaporte anterior  com o visto americano/carimbos de entrada;
  • Certidão de casamento, se for o caso/averbação; cópia;
  • Cópia do visto dos familiares, se for o caso;
  • Cópia da CNH ou RG; 
  • 01 foto impressa no tamanho 5x5cm ou 5x7cm colorida, recente, fundo branco, roupa de cor escura, sem adornos (presilhas, faixas, brincos, colares, óculos) de frente, sem franja, mulheres com cabelo amarrado para trás livrando todo o contorno de rosto, orelhas e pescoço, não pode estar sorrindo, cabeça/pescoço e parte superior do tronco centralizada e ocupando aproximadamente 65% da foto.
  • Formulário preenchido e Termo de Ciência assinado;
  • Pagamento da taxa;
  • O solicitante não pode ter visto americano recusado anteriormente, de qualquer categoria;
  • O solicitante deve ter tido suas impressões digitais colhidas em uma Embaixada ou Consulado americano na entrevista anterior;
  • O visto anterior deve estar válido ou vencido até 11 meses;
  • O solicitante não pode ser menor na época que solicitou o visto que será renovado;
  • O visto solicitado deve ser da mesma classificação que o visto anterior emitido. Vistos B2 e B1/B2 são considerados da mesma classificação. 

 

You may also read!

Relacionamentos tóxicos

Relacionamentos tóxicos interagem diretamente com a química cerebral

O ciclo vicioso que existe no cérebro quando se vive uma relação desse tipo pode ser comparado com o

Read More...
pressão arterial

Exercícios físicos combinados a remédios comuns auxiliam no tratamento de hipertensão

De acordo com o estudo, publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension, a losartana é capaz de reduzir a

Read More...
Fome aumentou no Brasil após a pandemia.

Número de brasileiros passando fome no Brasil praticamente dobra após pandemia

Aproximadamente 33 milhões de brasileiros não têm o que comer, o que equivale a 14 milhões a mais que

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu