Canoas desenvolve projeto que beneficia ex-carroceiros

In Geral, Meio Ambiente

Projeto foi desenvolvido com o apoio das secretarias da Cidadania e do Meio Ambiente.

Bruno Sousa 

A prefeitura de Canoas, cidade metropolitana de Porto Alegre (RS), entregou triciclos para ex-carroceiros. A deliberação faz parte de uma lei aprovada em 2018  no município, que coloca o fim das carroças, mas não foi executada na íntegra por não existir um projeto social que abrangesse a renda dessas famílias. 

Com a nova gestão, no ano de 2021, houve uma análise para colocar em prática o projeto após dois anos de aprovação. Foi levantado que, devido às fragilidades da legislação, o projeto por si só, não conseguiria concluir os fins das carroças. 

Gabriel Gonçalves, Secretário Especial de Bem-Estar Animal (SEBEA),  explica o processo de implementação. “Começamos a escrever o projeto Canoas do Bem, que foi lançado em novembro de 2021. Assim criamos um expositivo financeiro, social,  material e qualificação profissional  através dos cursos oferecidos pela prefeitura”, explica. 

Desenvolvimento do projeto 

Foi criada uma campanha para que os ex-carroceiros pudessem se cadastrar, através deste cadastro foi  realizada uma triagem para conferir se o reciclador se encaixava nas normas, e se realmente havia um cavalo e uma carroça. Após a aprovação no cadastro, Gabriel Gonçalves explica que “as carroças foram demolidas e os cavalos ficaram aos cuidados do município. E para quem não cumprir a lei, será multado e terá seu cavalo e carroça apreendido.”

O projeto Canoas do Bem proporciona vários benefícios para os ex-carroceiros como, curso profissionalizante, cesta básica, auxílio transporte e 300 reais durante seis meses. 

Tiago Goulart é um dos beneficiados pelo programa e atua há seis anos no ramo. “É um excelente projeto, é um impulso para quem quer melhorar de vida, montar seu próprio negócio, se capacitar, se profissionalizar e se educar ambientalmente”. Ele ressalta, “eu mesmo vou abrir minha própria cooperativa.”

Até o momento foram entregues 41 triciclos, a meta até o fim deste ano é distribuir 200. Gabriel Gonçalves finaliza dizendo, “é uma forma de mostrar que o município de Canoas quer cuidar das pessoas, dos animais e do meio ambiente.” 

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu