Centenário de Paulo Freire e o método de ensino para adultos

No ano do centenário do educador, suas contribuições ainda são fontes de estudos em todo o mundo.

Sara Helane

Nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife (PE), o educador e filósofo Paulo Regius Neves Freire é considerado, ainda hoje, um dos intelectuais mais importantes do Brasil e do mundo. Seus estudos, voltados à educação de adultos, inspiraram e ainda inspiram educadores, políticos, teólogos e cientistas sociais.

Em 1942, Paulo Freire ingressou na Faculdade de Direito do Recife e, depois de formado, voltou a atuar como professor de português no Colégio Oswaldo Cruz e de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard, e, durante dez anos foi consultor especial do Departamento de Educação do Conselho Municipal das Igrejas em Genebra, na Suíça.

Em 1980, Paulo Freire atuou como professor na UNICAMP e na PUC, e também foi Secretário de Educação da prefeitura de São Paulo. O educador é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa, em 41 instituições de ensino prestigiadas em todo o mundo, como Harvard, Cambridge e Oxford. 

Em seu método de ensino chamado de “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire ressaltava a importância de o aluno não apenas saber ler e escrever, mas dar continuidade nos estudos, e isso deveria ser realizado com a interação entre educador e educando.

O método freiriano de educação contrariava o método de ensino tradicional em que o professor era considerado autoritário e detentor do saber. Para Paulo Freire, a educação não deveria ser um ato passivo, o que ele chamava de “educação bancária”, onde o aluno só recebe as informações. Ele enfatizava que a educação deveria ser um processo mútuo em que, não só o aluno aprende, mas o professor também aprende com seu aluno. Para Freire, a escola deveria ensinar o aluno a “ler o mundo”.

Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca. O método freiriano de alfabetização de adultos é fonte de pesquisa em diversos países. Em 19 de Setembro de 2021, Paulo Freire completaria 100 anos.

Sair da versão mobile