Cinco coisas que você NÃO deve falar para uma pessoa depressiva

Falta de compreensão e conhecimento sobre a doença por parte da sociedade pode prejudica a vida dos depressivos

Karol Aguiar

A depressão é um mal que vem atingindo cada vez mais pessoas. E surpreendentemente, é cada vez menos compreendido. Tornou-se “tão comum que as pessoas tratam como banalidade”, fala Kethully Guerra, estudante e Arquitetura e Urbanismo, e que faz tratamento atualmente para depressão. A estudante também desabafa o seu desejo. “Quem sabe, talvez, as coisas comecem a melhorar nesse mundo quando as pessoas enxergarem isso [a depressão] como uma patologia, e não como frescura”. E pensando nisso, trouxemos algumas frases que não devem ser ditas para pessoas depressivas.

1.“Nossa, mas você parece tão feliz!”

 Pessoas depressivas geralmente sofrem em silêncio. Elas sentem vergonha do que estão sentindo, e têm medo de demonstrar fraqueza. Além do medo de achar que estarão incomodando, caso decidam compartilhar tudo aquilo que está perturbando a mente delas. Por isso, colocam um sorriso no rosto, e fingem que estão felizes. Mesmo que por dentro estejam destruídas. Então, se alguém que sofre de depressão teve coragem suficiente de chegar até você e te contar o que está acontecendo, não fale “nossa, mas você parece uma pessoa tão feliz!”. Atenda o grito de socorro que essa pessoa está dando, e busque maneiras de ajudá-la.

2.“Lembre-se que tem pessoas em situações muito piores”

Todos estão cientes das desgraças que ocorrem no mundo. Mas isso não anula as lutas individuais que cada pessoa passa. Diminuir a dor do outro é errado, seja qual for a circunstância. Mas falar para uma pessoa depressiva que existem pessoas em situações piores, vai um pouco além. Veja, uma pessoa que sofre com essa doença já se sente culpada por tudo o que está acontecendo. E acredite, está acontecendo muita coisa dentro da cabeça dela. Você falar que ela não deveria estar tão mal porque existem pessoas em situações piores, vai apenas aumentar o percentual de culpa que a pessoa está sentindo. E sinceramente, você realmente acha que ela não sabe que tem pessoas que podem estar encarando circunstâncias mais complicadas?

3. “Acho que é porque você fica muito tempo sem fazer nada, tenta se distrair que passa!”

Pessoas depressivas precisam lutar 24 horas por dia contra elas mesmas. São muitos pensamentos negativos e invasivos. E mesmo quando estão tentando se distrair, os pensamentos continuam vindo. E para somar, o corpo também sofre com sintomas que incluem fraqueza, aperto no peito, vontade de chorar, sono ou insônia, entre tantos outros. É meio difícil se distrair de tudo isso, não é? Além disso, a psicóloga Rejane Richter lembra que “a depressão é um quadro patológico, não é um momento de tristeza. Ela não vai embora quando algo de bom acontece. Nada vai distrair a pessoa depressiva”.

4.“Mas você vai mesmo tomar remédio? Você não precisa disso, pode ficar bem sozinho”.

Imagina se alguém que tem pressão alta, taquicardia ou qualquer outra doença que exige que o paciente tome remédios controlados, chegue em você falando que vai começar a tomar esses remédios que o médico sugeriu. Você viraria para ele e falaria “você vai realmente tomar remédio? Não tem medo de viciar? Eu acho que você consegue ficar bem sem isso”. Parece meio surreal você falar um absurdo desses para alguém que tem uma doença tão grave e que precisa dos remédios, porque se ela não faz uso desses medicamentos, pode até morrer! Pois bem, depressão é uma doença grave. O cérebro de uma pessoa depressiva desenvolve deficiência dos neurotransmissores, deficiências hormonais, entre outros. E assim como outras doenças, a depressão também mata. O tratamento, quando indicado pelo especialista, é extremamente necessário.

5. “É falta de Deus, você deveria orar mais”.

Oração nunca é demais. Pelo contrário, quanto mais, melhor. Mas isso não significa que a depressão está associada a falta dela. A depressão é uma doença grave, e deve ser tratada e encarada como tal.

Lidar com seres humanos, de um modo geral, sempre exige uma sensibilidade. E como todos, as pessoas que sofrem com a depressão deixam dicas de que não estão bem. E é necessário pegar essas dicas, para que frases como essas não sejam ditas. Pois elas “podem potencializar o caso patológico [de depressão] que a pessoa já está vivendo”, diz Rejane. É importante sempre lembrar que pessoas depressivas precisam de ajuda de profissionais. E também de atenção, carinho, ajuda apoio dos familiares e amigos. E de muito, muito amor!

Link da imagem:

https://goo.gl/r3B7xw

 

Sair da versão mobile