Cinco cuidados especiais que devemos ter com os olhos

Os olhos são conhecidos como janelas da alma e são responsáveis por boa parte daquilo que percebemos como mundo. Essa parte do corpo exige alguns cuidados especiais em virtude de sua sensibilidade e importância;

1-Lave bem os olhos e os mantenha lubrificados

O olho está frequentemente exposto a bactérias e vírus, bem como poluição e ventos, entre outros. Por isso é importante lavá-los para evitar problemas como terçol e formação de caspas nas bordas dos cílios. Além da lavagem, é interessante lubrificar os olhos.

O corpo já realiza a lubrificação naturalmente, mas algumas pessoas, como a estudante Lailla Basílio, precisam de reforços. Ela usa colírio de uma a três vezes por dia porque aderiu às lentes de contato. “É como se fosse um elemento estranho no olho e por isso a lubrificação natural não ocorre adequadademente”, explica. Por indicação de sua oftalmologista, recorreu à lubrificação extra.

2- Mantenha as mãos limpas

Recorrentemente levamos as mãos aos olhos. Esse ato pode trazer visto que impurezas entram em contato com a vista e, consequentemente, comprometem a saúde da visão. Coçar os olhos deve ser evitado, principalmente se já existe alguma doença, como a conjuntivite, em curso.

3- Faça exame oftalmológico regularmente

Oftamlogistas indicam que exames oftalmológicos sejam realizados pelo menos uma vez por ano. Esse procedimento avalia se houve alguma perda na visão ou algum outro problema. Dessa forma, é possível corrigir o grau dos óculos ou lentes quando necessário.

4-Use óculos de sol

O universitário José Gabriel começou a usar óculos de sol como parte da composição de seu etilo. Logo isso se tornou um hábito e ele percebeu os benefícios do uso. “Por conta da grande luminosidade, eu tinha dores de cabeças ocasionais. Ao proteger meus olhos, essas dores diminuíram e até sumiram”, relata.

José pode não perceber em seu dia-a-dia, mas os óculos ainda protegem seus olhos de raios ultravioletas. A longo prazo, o contato com essa radiação traz problemas irreversíveis à saúde da visão.

5- Dê um descanso aos seus olhos

A exposição à luz oriunda de aparelhos eletrônicos, como celular e computador, prejudica a visão. Portanto é importante evitar o contato excessivo com objetos do gênero. Em outros casos, algumas pessoas optam por óculos de descanso. A jornalista Juliana Costa tinha dores de cabeça constantemente e, após visitas ao oftalmologista, descobriu que sua vista estava cansada. Desde que recebera o diagnóstico, Juliana decidiu usar óculos para descanso. “Raramente sinto dores agora”, conta.

 

 

Sair da versão mobile