Como as escolas estão se adaptando ao novo Ensino Médio

In Educação, Geral

Algumas cidades do Brasil ainda estão se adaptando ao novo Ensino Médio, com projeto iniciado em 2018 e concluindo a implementação em 2022.

Nycole de souza

O novo Ensino Médio começou a ser implantado em todas as escolas do Brasil no início deste ano letivo. O projeto iniciado em 2018 pelo Governo Federal teve a implementação apenas em 2022. 

Os alunos precisam escolher pelo menos uma dessas matérias para entrar na grade curricular: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. O objetivo para essas novas matérias é ajudar os jovens com habilidades necessárias para o dia a dia.

Neste ano, a série que irá receber essa mudança vai ser o 2° ano do Ensino Médio e em 2023 começará com o 3° ano. 

Escolas que estão começando com esse novo ensino

Walquiria Barboza, professora do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Brasília-DF, conta como foi a mudança nas grades curriculares dos alunos e como está sendo o novo formato. “Em Brasília (DF), o novo Ensino Médio está funcionando apenas em uma escola chamada de escola piloto. Essa escola possui as novas disciplinas presenciais para logo em seguida começarem nas outras escolas também. Tem a opção de trocar as matérias pelas novas ou apenas acrescentar nas matérias”, relata. 

A professora comenta sobre a escola onde dá aula. “Em Goiás, as escolas que possuem as aulas na parte da noite têm as aulas complementares on-line. Os alunos recebem um link e através dele conseguem participar das aulas usando a própria matrícula. Elas são como curso por bimestre e recebem um certificado ao finalizar o ano com os cursos concluídos”, explica. 

Algumas opções destes cursos para se fazer são: Agropecuária, Auxiliar de Logística, Auxiliar Técnico de Produção Agroecológica e Assistente Financeiro. Walquiria continua dizendo que “as escolas na parte do dia estão sendo diferentes na forma de ensino. As novas matérias já estão inclusas na grade e os próprios professores estão dando as aulas”. 

Em 2021, a escola Dom Paulo Rolim Loureiro, em São Paulo, começou a implementação do novo Ensino Médio, mas os aprofundamentos propriamente ditos começaram este ano. 

A diretora do colégio, Ana Maria, comenta como foi a implementação do novo ensino. “A implementação começou em meio a pandemia, por isso acredito que posso dizer que foi tranquila. Fizemos as formações de professores, alunos e responsáveis de forma remota, com as devidas orientações sobre o que são os Itinerários Formativos e seus aprofundamentos curriculares”, relata. 

A diretora também diz que no início teve um estranhamento mas a adaptação foi de forma tranquila. “Na prática, ficou mais fácil para entender, tanto para os alunos como professores, inclusive em relação às escolhas que os alunos fizeram no ano anterior, alguns conseguem entender agora a importância de uma escolha bem feita”, ressalta.  

 

You may also read!

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia desperta atenção

Conhecido como dia roxo (purple day), data chama atenção do mundo para a doença que afeta mais de 50

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu