Crossfit cresce no mundo

O departamento de medicina esportiva e fisiologia do exercício da Universidade de Pepperdine, EUA, estuda o efeito metabólico que o treinamento que a modalidade oferece

Emanuele Fonseca

No século XXI a busca pelo corpo ideal teve um aumento gritante comparado com a geração de nossos pais. São dietas variadas, shakes, treinos pesados e dinheiro investido para alcançar o Bodybuilding, ou seja, a “construção” de um novo corpo, uma nova forma física, através de muito exercício e dieta apropriada.

Dentre os mais novos meios de alcançar o tão sonhado corpo, encontramos o Crossfit. Um programa de treinamento de força e condicionamento físico, baseado em movimentos funcionais. O Crossfit trabalha com as capacidades físicas que o ser humano é capaz de desenvolver. São eles, força; flexibilidade; resistência muscular, resistência cardio respiratória, potência, velocidade, agilidade, precisão, coordenação e equilíbrio.

A modalidade do momento surgiu na Califórnia no ano de 1974, na cidade de Santa Monica, quando o treinador Greg Glassman decidiu misturar movimentos de levantamento de peso com movimentos da ginástica. Mas somente no ano de 2000, o Crossfit começou a se popularizar. Isso aconteceu porque Glassman começou a postar seus treinos na internet.

Independente da idade ou condição física em que a pessoa se encontra, é possível adaptar-se ao processo. Segundo o personal trainer Renato de Jesus, “a proposta do Crossfit é a aptidão física, e qualquer um pode participar idoso, criança, grávida. É claro, com um acompanhamento especial e respeitando seus limites. ”, afirma.

Na maioria das vezes, o treino é realizado em grupos e equipes. Primeiro acontece o aquecimento. A parte técnica de mobilidade acontece conforme os dias. Depois, a prática de um segmento de treinamento de força e, por último vem o WOD (workout of the day), mais conhecido como “treino do dia”, como explica o professor de educação física, Atabel Pinto.  

 Normalmente esse treino inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos. São usados equipamentos, como: corda, pesos, cones, bolas, dentre outros. Porém, o principal equipamento é o seu corpo. “O que devemos ter cuidado é que sempre em um treino de grupo, haverá pessoas introvertidas, que podem não conseguir executar tal exercício e se forçam a fazer por terem vergonha de pedir ajuda ou orientação”, afirma personal trainer, Renato de Jesus,

Normalmente uma aula demora cerca de uma hora, que leva você atingir sua intensidade máxima. O estudante de Medicina André Felipe já pratica a modalidade há um ano e hoje se sente um novo homem. “O fato que essa modalidade é o esporte do Fitness. Você perde muitas calorias, melhora o corpo de uma forma mais natural, pode participar de competições saudáveis, e mantem tempos, marcações, definindo cada vez mais sua performance”, conta

O treinamento é diferente de uma academia tradicional. São usados movimentos isolados para músculos específicos, os movimentos são para o corpo inteiro. No Crossfit não existe protocolo de treinos da musculação, o treino muda a cada dia.

Sair da versão mobile