Cuidados com a saúde no outono

Temperaturas mais baixas podem causar complicações alérgicas

José Eduardo Lopes

Com a chegada do outono, além da queda da temperatura, há uma diminuição da umidade relativa do ar, um aumento da poluição atmosférica e a proliferação dos ácaros. As temperaturas frias prejudicam o funcionamento adequado da mucosa respiratória, diminuindo seu mecanismo de limpeza e imunidade local. Assim, o aparelho respiratório torna-se menos protegido e mais sujeito a doenças infecciosas, inflamatórias e alérgicas que provocam principalmente resfriado, gripe, rinite, faringite, pneumonia, bronquite, asma e conjuntivite.

Também nessas épocas de baixas temperaturas as pessoas costumam ficar em ambientes fechados por mais tempo, com pouca ventilação, o que facilita a transmissão de doenças infectocontagiosas, ou seja, um aumento de casos de rotavírus.

O frio também provoca uma diminuição da imunidade e na autolimpeza das vias respiratórias causando, segundo o otorrinolaringologista Andy Vicente, agravamento de um quadro alérgico. “Nesta época do ano, por passar muito tempo dentro de casa e em lugares fechados para se abrigar do frio, o alérgico fica em contato com várias substâncias que causam alergias, sendo necessário redobrar os cuidados contra os fungos, ácaros, poeira, pelo, mofo, bolor e outros fatores desencadeantes”, aponta.

A médica Adriana Gasparin afirma que as pessoas que já sofrem algum tipo de alergia estão mais propensas a desenvolver crises nesta estação e atenta que as pessoas que possuem um sistema imunológico deficiente, como as crianças, portadores de doenças crônicas e idosos também estão mais suscetíveis a contrair essas doenças. “Estas pessoas estão mais propensas devido à proliferação dos ácaros e à diminuição de umidade das vias aéreas, o que dificulta o papel de “filtro” que o aparelho respiratório possui”.

Os pacientes que já sofrem com sintomas ou algum tipo de alergia deve de algum modo se atentar mais às recomendações para que evitem as crises nesta época do ano. Caso não tome as devidas precauções, o quadro alérgico seja ele rinite alérgica, asma ou qualquer outra complicação, com certeza vai piorar e afetará a sua qualidade de vida. Para isso com a ajuda de profissionais listamos alguns cuidados que deve-se ter com as vias respiratórias.

Crédito da foto: https://goo.gl/2mcW5a

Sair da versão mobile