Dependência da internet pode causar transtornos psicológicos

In Ciência e Tecnologia

Pesquisa mostra que jovens correm riso de sofrer transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade causados pelo uso excessivo da internet

Juliano Santos

Segundo estudo divulgado pelo site de psicologia “Psychology Today” na última terça-feira, cada vez mais jovens dependentes da internet sofrem de algum transtorno mental. O estudo foi realizado pelo doutor Glenn Geher, professor e presidente de psicologia da Universidade Estadual de Nova York.

A pesquisa foi realizada com mais de 200 jovens universitários que têm contato frequente com a internet. O estudo mostrou que 59% afirmaram terem recebido diagnostico de transtorno psicológico em algum momento.  A cada ano mais estudantes relatam ter tido problemas com ansiedade ou depressão, além de outros males.

A psicóloga Viviane Rodrigues entende o problema do uso excessivo da internet. “Bem como os smartphones, a internet está ligada ao desenvolvimento de uma percepção distorcida da realidade, relacionamentos artificiais, exposição, falta de andamento nas habilidades sociais e também a percepção distorcida da felicidade”, explica. O uso abusivo do celular e da web pode se tornar um transtorno psicológico chamado nomofobia que pode desencadear em depressão e até mesmo ansiedade. Viviane ainda informa que a deterioração das atividades sociais e laborais é um dos principais sintomas da depressão.

A Nomofobia vem da angustia resultante da impossibilidade de acesso à comunicação através de celulares ou até computadores. Para o estudante universitário Kheven Rayllon, não há como viver sem internet. “Acesso a internet o tempo todo principalmente pelo celular. Se ficasse uma semana sem internet no início seria tranquilo, mas depois já começaria a ficar louco”, confessa. Ele afirma ter certa dependência da internet e ainda se considera uma pessoa bastante ansiosa.

De acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Comitê Gestor na Internet no Brasil (CGI.br). O acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação mostra que 58% da população brasileira usam a internet, o que vale a um total de 102 milhões de internautas. A proporção é 5% maior da que foi registrada no levantamento feito em 2014.

Link da imagem: https://goo.gl/1EewWj

You may also read!

Atenção vestibulando MEC anuncia novas mudanças no Enem 2018

Candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia entre outras mudanças Kawanna Cordeiro Em

Read More...

Conheça os seis melhores museus do Brasil

Para quem acha que no Brasil não tem cultura, conheça os melhores museus para  visitar no dia Internacional dos

Read More...

Cinco cuidados especiais que devemos ter com os olhos

Os olhos são conhecidos como janelas da alma e são responsáveis por boa parte daquilo que percebemos como mundo.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu