Dependência da internet pode causar transtornos psicológicos

In Ciência e Tecnologia

Pesquisa mostra que jovens correm riso de sofrer transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade causados pelo uso excessivo da internet

Juliano Santos

Segundo estudo divulgado pelo site de psicologia “Psychology Today” na última terça-feira, cada vez mais jovens dependentes da internet sofrem de algum transtorno mental. O estudo foi realizado pelo doutor Glenn Geher, professor e presidente de psicologia da Universidade Estadual de Nova York.

A pesquisa foi realizada com mais de 200 jovens universitários que têm contato frequente com a internet. O estudo mostrou que 59% afirmaram terem recebido diagnostico de transtorno psicológico em algum momento.  A cada ano mais estudantes relatam ter tido problemas com ansiedade ou depressão, além de outros males.

A psicóloga Viviane Rodrigues entende o problema do uso excessivo da internet. “Bem como os smartphones, a internet está ligada ao desenvolvimento de uma percepção distorcida da realidade, relacionamentos artificiais, exposição, falta de andamento nas habilidades sociais e também a percepção distorcida da felicidade”, explica. O uso abusivo do celular e da web pode se tornar um transtorno psicológico chamado nomofobia que pode desencadear em depressão e até mesmo ansiedade. Viviane ainda informa que a deterioração das atividades sociais e laborais é um dos principais sintomas da depressão.

A Nomofobia vem da angustia resultante da impossibilidade de acesso à comunicação através de celulares ou até computadores. Para o estudante universitário Kheven Rayllon, não há como viver sem internet. “Acesso a internet o tempo todo principalmente pelo celular. Se ficasse uma semana sem internet no início seria tranquilo, mas depois já começaria a ficar louco”, confessa. Ele afirma ter certa dependência da internet e ainda se considera uma pessoa bastante ansiosa.

De acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Comitê Gestor na Internet no Brasil (CGI.br). O acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação mostra que 58% da população brasileira usam a internet, o que vale a um total de 102 milhões de internautas. A proporção é 5% maior da que foi registrada no levantamento feito em 2014.

Link da imagem: https://goo.gl/1EewWj

You may also read!

Como viver de modo sustentável?

Entre as ações mais nocivas ao meio ambiente está o consumo de plástico Adalie Pritchard No dia 1° de

Read More...

Semana de Educação Financeira conscientiza jovens sobre investimentos

Aplicações no Tesouro Direto estão entre as mais viáveis para universitários Djuliane Rodrigues Entre os dias 20 a 26

Read More...

Musical “Fé, Esperança e Amor” é apresentado no Unasp Engenheiro Coelho

Obras de “Les Misérables” e “The Sound of Music” foram interpretadas por estudantes da Licenciatura em Música Ana Clara

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu