Dependência da internet pode causar transtornos psicológicos

In Ciência e Tecnologia

Pesquisa mostra que jovens correm riso de sofrer transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade causados pelo uso excessivo da internet

Juliano Santos

Segundo estudo divulgado pelo site de psicologia “Psychology Today” na última terça-feira, cada vez mais jovens dependentes da internet sofrem de algum transtorno mental. O estudo foi realizado pelo doutor Glenn Geher, professor e presidente de psicologia da Universidade Estadual de Nova York.

A pesquisa foi realizada com mais de 200 jovens universitários que têm contato frequente com a internet. O estudo mostrou que 59% afirmaram terem recebido diagnostico de transtorno psicológico em algum momento.  A cada ano mais estudantes relatam ter tido problemas com ansiedade ou depressão, além de outros males.

A psicóloga Viviane Rodrigues entende o problema do uso excessivo da internet. “Bem como os smartphones, a internet está ligada ao desenvolvimento de uma percepção distorcida da realidade, relacionamentos artificiais, exposição, falta de andamento nas habilidades sociais e também a percepção distorcida da felicidade”, explica. O uso abusivo do celular e da web pode se tornar um transtorno psicológico chamado nomofobia que pode desencadear em depressão e até mesmo ansiedade. Viviane ainda informa que a deterioração das atividades sociais e laborais é um dos principais sintomas da depressão.

A Nomofobia vem da angustia resultante da impossibilidade de acesso à comunicação através de celulares ou até computadores. Para o estudante universitário Kheven Rayllon, não há como viver sem internet. “Acesso a internet o tempo todo principalmente pelo celular. Se ficasse uma semana sem internet no início seria tranquilo, mas depois já começaria a ficar louco”, confessa. Ele afirma ter certa dependência da internet e ainda se considera uma pessoa bastante ansiosa.

De acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Comitê Gestor na Internet no Brasil (CGI.br). O acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação mostra que 58% da população brasileira usam a internet, o que vale a um total de 102 milhões de internautas. A proporção é 5% maior da que foi registrada no levantamento feito em 2014.

Link da imagem: https://goo.gl/1EewWj

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu