Desfiles e apresentações no Dia da Independência

In Geral

Portugal exigiu 3 milhões de libras esterlinas (moeda oficial do Reino Unido) para que reconhecessem a independência da ex-colônia

Kelyse Rodrigues

O dia 7 de setembro é marcado por desfiles e apresentações de escolas em todo o Brasil. O feriado da Independência é lembrado por ser um dos fatos históricos mais importantes do país. A data marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Além dos colégios, autoridades são convidadas a participar de diversas programações.

O Dia da Independência é comemorado desde a época do Primeiro Império; a cada ano comemorava-se para lembrar que o país conseguiu a independência de Portugal em 1822. Esse processo contou com alguns personagens, o príncipe regente D. Pedro, que se tornou imperador D. Pedro I, e alguns representantes da elite que tinham grande interesse na ruptura entre Brasil e Portugal. Os dois países tiveram alguns atritos no primeiro semestre em 1822. No mês de setembro, D. Pedro recebeu um ultimato para voltar a Portugal, sob uma ameaça de ataque militar. Ele estava em uma viagem ao Estado de São Paulo , recebeu a notícia e declarou o país independente às margens do rio Ipiranga, no dia 7.

Em Artur Nogueira, no interior de São Paulo, as autoridades foram convidadas a participar das comemorações. “Entre as atrações, um ato cívico com hasteamento da bandeira, cantando o hino nacional e do município”, explica a assessoria de comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira. Já “em Engenheiro Coelho, não houve desfile cívico, apenas apresentações durante a semana em cada escola no horário de aula”, aponta Régis Fonner,  supervisor de ensino do município. Ele defende que envolver alunos em apresentações nessa comemoração os ensina a aprender a valorizar a história do país.

Após a independência, os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram Estados Unidos e México. Portugal exigiu 2 milhões de libras esterlinas (moeda oficial do Reino Unido) para que reconhecessem a independência da ex-colônia. D. Pedro que não tinha este valor e recorreu a um empréstimo com a Inglaterra.

*Foto: https://goo.gl/9t25PF

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu