Dia do combate ao fumo

In Saúde

Site em parceria com diversas organizações foi lançado para ajudar dependentes do tabaco

Larissa Shimmak

Provavelmente você conhece alguém que queira ou já quis parar de fumar e não conseguiu. Pode ser até que você seja um desses, que já fez promessas de final de ano à família, que não aguenta mais a sua dependência. Na última terça-feira, 29, é celebrado o dia do combate ao fumo e, em comemoração, foi lançado um site com o apoio de diversas organizações como o Instituto Nacional do Câncer, Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, entre outras.

O site E se eu parar de fumar oferece ajuda para quem quer deixar o cigarro. O objetivo é mostrar as mudanças que o corpo de um fumante tem ao deixar o vício e visa incentivar o dependente a entender os benefícios de parar de fumar. Além de melhorar a saúde, tendo em vista que o tabaco é o responsável por 90% dos casos de câncer pulmonar, o site indica o quanto você economizaria ao deixá-lo. Felipe do Carmo tem 31 anos e começou a fumar aos 20. Ele já parou algumas vezes e o motivo foi o dinheiro. Ele revela que nunca quis deixar de verdade o cigarro, mas sabe das consequências para sua saúde e principalmente, a economia que teria no final do mês. “Quando a situação não é urgente, fica muito mais fácil e atrativo de se procrastinar. É mais fácil ignorar algo quando ele não está no seu futuro eminente”, admite.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há cerca de um terço da população mundial adulta, aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões pessoas, fumando no mundo. Felipe ainda faz parte desse montante. Já o professor de química Carlos Rodrigues, de 53 anos, não está mais nessa estatística. O professor fumou durante 20 anos cerca de 1 maço e meio por dia. Ele conta que a dependência atrapalhou até seu casamento. “Quando me separei, enxerguei que o cigarro além de prejudicar minha saúde, havia prejudicado meu relacionamento. Senti que precisava parar”, conta Rodrigues.

*Foto: https://goo.gl/Neq4Cz

You may also read!

Da teoria à prática

Nobel de Medicina de 2019 traz possibilidades de tratamento para diversas doenças, de anemia ao câncer Hellen Piris Em

Read More...

Moda consciente

Com o selo “No alvo da moda”, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) desenvolve parcerias com marcas para

Read More...

Falta de saneamento básico causa risco à saúde da população

Maria Teófilo O saneamento básico e tratamento de água e esgoto são práticas de grande importante para a saúde

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu