Dia do Folclore

In Cultura

A data foi oficializada em 1965 como forma de valorizar histórias e personagens da cultura brasileira

Kelyse Rodrigues

O Dia do Folclore é comemorado todos os anos em 22 de agosto desde 1965. A data foi oficializada pelo Congresso Nacional Brasileiro com o intuito de valorizar histórias e personagens da cultura nacional. O objetivo é lembrar o conjunto de tradições tupiniquins, são práticas e saberes passados de geração em geração, refletidas em hábitos do dia a dia, vocabulário, modo de pensar e agir.

A cultura brasileira é rica por ser composta por práticas e saberes que vem de várias partes do mundo. A princípio, foi formada pelos hábitos de colonizadores portugueses, nativos indígenas e africanos. Foi sendo enriquecida com a chegada de imigrantes que vinham da região da Europa e Ásia com o decorrer do tempo. “As pessoas criavam mitos para que pudessem conhecer certos contextos, dar valor a pessoas, personagens e indivíduos, e ter nesse sentido seu lugar”, argumenta o professor de história Fábio Darius.

O folclorista Willian John Thoms criou o termo folclore, que na língua inglesa significa “povo” e “conhecimento”. Muitas pessoas acreditam nas histórias contadas, pois elas fazem parte da memória sentimental delas e compõe o imaginário popular. Alguns exemplos: Saci-Pererê, Curupira, entre outros. Além disso, tem festas que se tornaram tradição marca nacional ou regional, como o frevo e o carnaval.

Contar histórias é uma maneira primitiva de preservar a informação, que surgiu antes da invenção da escrita. Com o passar dos anos é natural que os fatos transmitidos oralmente de geração a geração sofram alteração, com informações que são acrescentadas que não eram presentes na versão original. Isso dá origem aos chamados “causos”, tão conhecidos e criados pelos interioranos.

A população que vive nas cidades com acesso fácil e rápido aos meios de comunicação, sejam TV, rádio ou internet, não tem tanto contato com as lendas. “Penso que pela facilidade de acesso à informação, a população urbana acabe sofrendo uma influência menor da tradição puramente oral, que tem entrado em declínio até entre a população mais jovem das áreas rurais”, destaca Marcelo Paes, professor de História e Sociologia.

*Foto: https://goo.gl/1sUax8

You may also read!

Festival Woodstock completa 50 anos

Rafaela Vitorino O Woodstock Music & Art Fair, mais conhecido como Festival Woodstock, ou apenas Woodstock, completa 50 anos.

Read More...

PSL pode implantar “filtro ideológico”

Giancarllo Batistoti Após expulsão do deputado Alexandre Frota do Partido Social Liberal (PSL), o presidente Jair Bolsonaro pressiona o

Read More...

Texto-base da MP da “Liberdade Econômica” é aprovado na Câmara

Gabriel Buss O texto-base da Medida Provisória (MP) 881/2019 da liberdade econômica, proposto pelo Executivo, foi aprovado ontem (13)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu