Educação parceira

Alunos e professores juntos por um bem maior: a educação

Victória Coelho

Do médico ao administrador, da cientista à jornalista: eles estiveram lá. Ensinaram juntar as sílabas e formar palavras, contar os números e as estrelas. Mostraram um mundo difícil, mas não impossível. Indicaram o primeiro livro. Aplicaram provas que além de avaliar os estudantes, os prepararam para provas que a vida faria questão de aplicar. São lembrados com gratidão pelas lições de casa e vida. Do quadro de giz à lousas digitais: eles sempre estiveram lá.

Apesar de situações de trabalho desfavoráveis, salários injustos, os professores dedicam sua vida em prol de um bem comum, a educação. Mas esse grupo almeja bem mais que uma maçã avermelhada em sua mesa, eles querem justiça, melhores condições salariais, emocionais, de trabalho e tantas outras questões que são deles por direito.

Algumas melhorias dependem de uma série de fatores, como por exemplo, se a instituição for pública ou privada. Entretanto, existe um público que independe dos governantes, diretores, pais ou outros professores para que essas melhorias tornem se realidade, os alunos possuem papel importante na vida dos docentes.

Esse ano, Eliene Rodrigues vai realizar um de seus maiores sonhos que é ser professora. Hoje, como aluna e futura docente, a estudante de pedagogia faz estágio com crianças do ensino fundamental 1. Desde já, almeja um futuro melhor em sua profissão e acredita na parceria entre professores e alunos. “Esperamos que o aluno seja protagonista da aprendizagem”, apresenta.

Viviana Lorenco é professora da educação básica e acredita que o respeito seja a base de tudo. Ela também ressalta o reconhecimento que os docentes merecem. “Não se pode esquecer que para chegar a qualquer profissão é preciso passar por um professor.”, destaca.

O diálogo sempre foi uma forma organizada e inteligente de solucionar questões. Dessa forma, os professores foram ouvidos e compartilharam o que esperam dos estudantes. Preste atenção que a aula vai começar. Confira o que os professores esperam dos seus alunos:

1- Respeito. Esse é um direito de todos e aprendido em casa. Essa questão gira em torno das questões simples às mais sérias, como por exemplo, não atrapalhar as aulas.

2-Dedicação. Aulas preparadas com carinho e dedicação por muitos professores pedem alunos atentos, dispostos a aprender e colocar em prática o aprendido seja por meio de uma tarefa de casa, uma prova ou uma discussão em sala de aula.

3- Aprenda, não decore. Isso mesmo, a palavra certa é aprendizado e não “decoreba”. Um bom desempenho é o esperado, mas para que isso aconteça o aprendizado precisa ser algo leve e bom de adquirir.

4- Valorização. Qualquer profissional só consegue exercer sua profissão porque alguém o ensinou. E você já sabe o responsável por isso, né?

Link da imagem:

https://goo.gl/ESysb8

Sair da versão mobile