Ei, universitário, organize-se!

Palavras chave como rotina, organização são necessárias para o bom desenvolvimento do estudante nas diferentes áreas da vida

Victória Coelho         

2018 chegou e como ele uma série de promessas foram feitas. No âmbito universitário, situações como dedicar mais tempo para os estudos, ler uma determinada quantidade de livros no ano ou passar menos tempo nas redes sociais foram comumente repetida entre as promessas do público acadêmico.

Conversamos com a Personal Organizer, Sheila Procopio para entender como a organização pode ser uma aliada dos universitários. Segundo a profissional, a palavra “Rotina”, nem sempre é bem vista por todos. Mas uma rotina organizada pode tornar a vida muito mais fácil e descomplicada de ser vivida, principalmente para um novo universitário, com todas as mudanças previstas. Sheila preparou 10 dicas para facilitar a vida do estudante e torná-la mais produtiva.

 1- Ao se planejar, é preciso que o estudante leve em consideração o número de disciplinas a serem cursadas no semestre. Anote seus compromissos diários. Organize todos os seus compromissos da semana em uma agenda, bloco de notas ou painel de maneira que você não se esqueça de nenhum deles.

2- Antecipe-se! Anote horário em que acorda, almoça, dorme ou sai de casa. Estabeleça um tempo específico para cada um deles, isso pode te ajudar a evitar atrasos.

3- Aula dada é aula estudada! Se você estuda de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois. Revise e tire suas dúvidas. Outra estratégia eficaz para tirar boas notas é priorizar as disciplinas nas quais há mais dificuldades.

4-Tenha um local adequado para o estudo. A estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Uma boa iluminação é necessária. E livre-se de distrações. Dispositivos eletrônicos não combinam com horário de estudos.

5- Mantenha uma boa alimentação, uma boa noite de sono e exercícios físicos regulares.

 6- Separe um tempo para o lazer. Depois de finalizar suas atividades, procure distrair-se e relaxar. Você irá evitar o estresse e conseguirá equilibrar as áreas da sua vida.

7-Fique sempre atento ao calendário de provas, trabalhos e apresentações. Se necessário use um dispositivo sonoro além das anotações.

8- Encontre um método ou uma maneira de estudo que funcione pra você. Eu amo a Técnica Pomodoro. (Para saber mais sobre ela, é só clicar aqui). O universitário precisa encontrar estratégias de estudo que mais combinam com o seu perfil. Saiba o que funciona pra você.

9- Seja Flexível! Por mais que você se organize, algumas situações podem sair do controle. Imprevistos acontecem. Para isso, reserve um tempo em cada dia para compensar qualquer fato inesperado. Planeje sempre a próxima semana com antecedência.

10- Tenha um tempo de lazer! Descontraia-se, passeie, brinque, divirta-se! O segredo é estudar, se inteirar das opções e buscar o equilíbrio. A faculdade é um espaço único que oferece oportunidades que vão além da sala de aula, abrangendo tanto atividades acadêmicas quanto atividades de socialização e lazer. Com disciplina e equilíbrio essa mudança de fase será um sucesso

Link da imagem: https://goo.gl/ZyVGsa

 

Sair da versão mobile