Entrada de estrangeiros no Brasil é 60% maior que em 2021

In Economia, Geral
Estrangeiros vieram mais ao Brasil

Embratur indica que as viagens de estrangeiros no Brasil e na América Latina devem voltar aos níveis pré-pandemia até 2024.

Fernanda Reis

Após dois anos da pandemia da Covid-19, o setor de turismo no Brasil teve forte retomada. De acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI), divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mais de 962 mil estrangeiros entraram no país com visto de turista entre janeiro e abril. O balanço já supera em 60% todo o ano de 2021, quando foi registrado a entrada de 596,7 mil visitantes estrangeiros.

De acordo com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, “os dados reforçam que o Brasil é um destino atrativo e seguro para qualquer turista e, com a flexibilização das restrições e as ações de promoção do Brasil no exterior que temos feito, estamos vendo o número de visitantes estrangeiros aumentar. É um cenário de retomada importante para o Brasil, porque o setor é também um dos grandes geradores de emprego e renda para o país.”

Principais destinos

Entre os destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis. Locais que reúnem oportunidades, beleza e riqueza histórica, fatores que também foram decisivos na hora da escolha destino.

É o que conta a inglesa Brenda Borges que chegou ao país, depois de um ano de espera. “Meu objetivo ao vir para cá foi conhecer uma nova cultura. Eu já ouvi de alguns lugares aqui no Brasil,  como Florianópolis, Maringá e São Paulo. No entanto, só agora que tive a oportunidade de realmente conhecer esses lugares e conhecer melhor o meu país de nascença”, afirma.

Oportunidade de intercâmbio e prosseguir nos estudos também têm sido fator de motivação, afirma a estudante Delise. Depois de inúmeras visitas à família no Brasil, chegou a sua vez de vivenciar essa experiência. “Minha mãe estudou Enfermagem aqui no Brasil, e eu quero aprender Português e  conhecer uma nova cultura”, comenta.

Os números ainda estão longe do ideal, a expectativa, segundo a Embratur, é que somente em 2024 a chegada de estrangeiros ao Brasil supere o nível pré-pandemia, quando o país recebia mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros por ano.

Incentivo às viagens de estrangeiros

A Embratur tem sido responsável por promover o Brasil internacionalmente, ampliando o interesse dos viajantes estrangeiros e mantendo o cenário crescente do setor. Com o tema “Visit Brazil. A wow experience”, a campanha convida turistas norte-americanos para uma Wow Experience brasileira, e pretende alcançar a Europa e América Latina no segundo semestre, oferecendo promoções de destinos brasileiros.

“Nosso objetivo é alcançar o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano. Vamos seguir trabalhando e intensificando a divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas internacionais, o que movimenta a economia e gera empregos internamente”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros é fator decisivo para aproveitarmos todo o potencial que o país possui para receber estrangeiros no cenário do turismo pós-pandemia”, completa Nascimento.

You may also read!

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu