Estado do Rio de Janeiro desobriga o uso de máscaras em locais fechados

In Geral, Saúde

Decreto que dá autonomia aos municípios do estado do Rio em relação ao uso da máscara é sancionado. 

Milla Katherinne

O uso de máscaras deixou de ser obrigatório no município do Rio de Janeiro nesta última segunda-feira (7). O decreto do Governador Cláudio Duarte sanciona a isenção do uso de máscaras em qualquer ambiente das cidades, aberto ou fechado, que até o momento se aplicava apenas para os espaços abertos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, atualmente o número de pacientes internados por Covid-19 representa 1% dos hospitalizados em toda rede pública da capital. Essa foi a principal influência para a tomada da decisão, “outros fatores foram levados em conta, como a cobertura vacinal e a queda no número de casos novos, internações e óbitos”, afirma Cláudia Mello, médica infectologista.

De acordo com dados dos governos estaduais, ao menos 6 capitais e o Distrito Federal, já flexibilizaram o uso da máscara em locais abertos, mas até a presente data, apenas a capital fluminense desobriga o uso em locais fechados.

A Dra. Cláudia Mello reforça que a autonomia de cada cidade deverá ser respeitada, mas teria sido mais prudente acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras apenas em ambientes abertos, como foi o caso do estado de São Paulo.

População carioca se preocupa com possíveis consequências da flexibilização 

Diante da realidade do dia-a-dia carioca, com transportes públicos lotados, e demais aglomerações, a população da capital tem se questionado se tal decisão do governo não seria precipitada. 

“Admito que no momento atual eu me sinto tranquilo para flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos, contudo, me preocupo com relação a ambientes fechados e com grande número de pessoas”,  afirma o carioca Leonardo Silva.

A Dra. Cláudia acrescenta que “no nosso cotidiano, passamos por diversas situações onde o distanciamento social não pode ser mantido, principalmente em ambientes fechados, como no transporte público.” 

Empresa de ônibus no Rio emite nota de alerta

A empresa Rio Ônibus, responsável pelo transporte rodoviário do Rio, em nota emitida, afirma que “O Rio Ônibus respeita a decisão das autoridades competentes, mas recomenda aos passageiros que continuem utilizando máscaras e que mantenham a higienização das mãos durante e após uso do transporte público.”

Para o carioca Leonardo “os problemas em relação ao transporte público são crônicos no Rio de Janeiro.” A Dra. Cláudia complementa afirmando que “a baixa ventilação dos ambientes fechados, também é um fator que aumenta a chance da transmissão da doença e é de difícil avaliação.” 

Além dos transportes públicos, a vacinação infantil é pauta importante diante o decreto do Governador, já que elas ainda não foram vacinadas e se encontram aglomeradas nas escolas, sem o equipamento de proteção.

Especialistas recomendam cuidados necessários

A Dra. Cláudia Mello apresenta as principais recomendações à população. “Se protejam e se previnam…manter os cuidados essenciais: distanciamento físico, evitar aglomerações, garantir boa ventilação em espaços fechados, higiene de mãos frequente”, enfatiza. 

Para Cláudia, é importante que as pessoas doentes mantenham isolamento até que recebam orientações de um serviço de saúde. É necessário testar para covid-19 e sempre cobrir o rosto com um lenço ou cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, se for preciso sair de casa, o ideal é que o façam usando máscara para proteger as outras pessoas.

A infectologista finaliza lembrando que cada indivíduo pode decidir seguir com o uso de máscaras sempre que estiver com dúvidas ou se sentir inseguro quanto à transmissão de covid-19 em qualquer ambiente.

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu