Excesso de frio traz preocupações com relação a pneumonia

In Geral, Saúde

Pneumonia está entre as doenças que precisam de um maior cuidado mediante o cenário climático.

Alejandro Silva

O excesso de frio que chega ao Brasil nesta quinta-feira (9) traz preocupações com relação a doenças respiratórias, já que as baixas temperaturas tendem a trazer doenças como pneumonia, rinite e sinusite. De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada no site DataSUS, 85% das mortes causadas por pneumonias no ano de 2019, último ano com registro no site, são entre idosos acima de 60 anos. A região Sudeste é onde se concentra o maior número de óbitos.

Com a baixa temperatura e o ar mais seco, a população fica mais vulnerável a vírus que circulam pelo ar, causando gripe, sinusite, rinite alérgica e otite. Porém, com o agravamento dessas doenças respiratórias, o quadro pode evoluir, resultando em uma pneumonia.

Apesar de ser associada à velhice, a pneumonia não atinge só idosos. Crianças menores de cinco anos e doentes crônicos, estão entre os grupos vulneráveis. Se não for tratada, essa infecção pode atingir o pulmão, acaba se tornando muito perigosa para o aparelho respiratório e para o resto do organismo.

A auxiliar de cozinha, Denize Glória, conta a experiência que viveu com seu filho de 5 anos. “No início do inverno ele começou com uma gripe muito forte, muita febre e percebi que não se tratava de um simples resfriado, foi quando eu o levei no médico e ele foi diagnosticado com pneumonia, então começamos o tratamento”, declara a mãe.      

Causas e recomendações

A pneumologista e pediatra Karla Simas faz alguns alertas sobre as complicações da pneumonia. “Uma pneumonia grave pode impedir que o oxigênio chegue até as correntes sanguíneas, causando falta de ar, tornando o paciente cansado e acarretando perdas na qualidade de vida”, explica. Ela acrescenta que em casos raros a pneumonia lesiona os pulmões, ou parte dele, de maneira irreversível. 

O inverno no Brasil começa em 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro. Algumas recomendações do Ministério da Saúde para esta época são: higienização das mãos, evitar ambientes fechados e pouco ventilados, beber bastante água, alimentar-se de forma saudável, praticar atividade física, entre outros.

You may also read!

Desnutrição infantil atinge população.

Fome no Brasil promove alerta sobre as consequências da desnutrição infantil

Diante do cenário de fome crescente no Brasil, pesquisas revelam como a desnutrição infantil afeta as demais etapas da

Read More...
Sessões terão apoio da ANS

ANS retira limite de sessões com fisioterapeutas, psicólogos e outros

A decisão sobre as sessões impacta a usuários de planos de saúde. Lucas Pazzaglini A Agência Nacional de Saúde

Read More...
Plástico é produto de difícil reciclagem

No more plastic! Canadá proíbe a produção e importação de plásticos de uso único

A nova regulamentação entrará em vigor a partir de dezembro de 2022. Cristina Levano O governo canadense apresentou as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu