Fandoms são peça fundamental para sucesso de single ‘’Envolver’’

In Cultura, Geral

Anitta faz história ao alcançar TOP 1 no Spotify, sucesso aparente se deve também ao fandom.

Hellen de Freitas 

A cantora Anitta chegou ao primeiro lugar no ranking mundial do Spotify no dia 25 de março. Esse posto foi o mais longe que algum artista brasileiro já chegou na história, sendo que o single teve mais de 4 milhões de plays na plataforma. O Hit não é apenas fruto do trabalho da artista, pois fãs denominados “Anitters” fizeram campanha nas redes sociais com o intuito de conquistar o primeiro lugar no ranking mundial.

Sulamita Dias, fã da cantora há anos, fala sobre a persistência e reconhecimento merecido. ‘’Para mim e todos os fãs da Anitta esse Top 1 é uma grande conquista, apesar dela ter vindo da comunidade e ter sofrido diversos preconceitos, continuou sendo persistente e nós fizemos questão de reconhecer isso, principalmente agora divulgando a música “Envolver”. Subimos hashtags, dançamos e postamos a música em todas as redes, divulgamos de todas as formas possíveis até ela conseguir essa posição, que por sinal foi muito merecida’’, menciona.

Além da movimentação virtual, os fãs realizaram “Envolver Challenge”, um flash mob em oito cidades diferentes. Eles dançaram nas ruas fazendo o passo principal do clipe da música, ganhando a atenção de mais de 900 mil visualizações no vídeo, que foi postado na Central de Fãs QG da Anitta no Instagram.

Movimentação no Twitter 

A rede social foi um dos principais motivos para alavancar a música no mundo todo. Ficando nos trending topics da rede, Anitta viralizou a sua música, principalmente através de memes. Fãs brasileiros inclusive fizeram relação da torcida pelo Top 1, com a Copa do Mundo que acontecerá esse ano.

Anitta estrategista do marketing 

Não é de hoje que a cantora usa as redes sociais a seu favor. Sua equipe de marketing é muito conhecida pelo bom trabalho de envolver, não só seus fãs, mas outras pessoas em seu cotidiano, projetos atuais e futuros. 

Lízie Clajus, professora universitária especializada em marketing digital, diz que o sucesso midiático da cantora não é recente. Desde o início da carreira, Anitta tinha clareza dos seus objetivos. “Foi um sucesso planejado. Você a conhece como cantora, compositora, empresária, mas principalmente como uma marca, ela usou isso ao seu favor, fez feats estratégicos, investiu em suas produções, se lançou no mercado latino-americano cantando na língua deles, fechou parcerias com marcas notáveis, dentre várias outras ações”, declara.

A professora Lízie ressalta a estratégia utilizada por Anitta. Segundo ela, a cantora tenta sempre mostrar a vida real, sem edições, o que faz com que as pessoas se sintam mais perto dela através de suas redes sociais.  “Soube se conectar e o público reagiu, inclusive nessa movimentação pelo Top 1, Anitta furou a sua bolha, alcançou novos espaços, e inevitavelmente expandiu o nome do Brasil. Acham mesmo que o público não percebe tamanha visibilidade?”, afirma.

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