Fãs lamentam o rompimento da EA com a Fifa

In Ciência e Tecnologia, Esportes, Geral
Fifa sendo reproduzido em televisão.

A Electronic Arts (EA) iniciará uma nova era em julho de 2023 com jogos populares de futebol, apresentando a série EA SPORTS FC. O evento marca o fim da parceria histórica de 30 anos com a FIFA.

Amanda Talita

O novo sucessor da maior franquia de videogames de futebol, a EA Sports FC, foi anunciado nesta terça-feira (10). Segundo a desenvolvedora, FIFA 23 será o último e novo título que chegará em julho de 2023. A notícia repercutiu entre os usuários do jogo e no comunicado de imprensa, a EA explica que continua com “as mesmas grandes experiências, modos, ligas, torneios, clubes, atletas, Team, Pro Clubs e VOLTA Football.”

Em comunicado na terça-feira (10), a FIFA garantiu que entraria em novas parcerias de licenciamento em modelo exclusivo, mantendo “a marca FIFA como a melhor” do mercado de jogos. A EA diz que continuará oferecendo experiências do mundo real, com até 19.000 atletas, 700 equipes, 100 e mais de 30 ligas para jogos futuros. Isso inclui a Premier League, a Bundesliga, La Liga e a UEFA League. 

No entanto, a mudança significa que os jogos lançados especificamente para a Copa do Mundo, como Fifa: Road World Cup 98, não serão mais criados pela EA. Haverá uma versão final do FIFA, a edição deste ano – FIFA 23 – neste outono, como de costume. 

Os “gamers”, pessoas que jogam role-playing games, acreditam que por conta da pandemia, a EA decidiu romper o contrato avaliado em 100 milhões de dólares, tendo como objetivo evitar gastos e se equilibrar economicamente.

Início da parceria

Quando a série FIFA foi lançada no início dos anos 1990, já havia alguns jogos no mercado, como Kick Off, Tehkan World Sensible Soccer e Match Day. Mas a FIFA trouxe um diferencial: o primeiro jogo que teve a licença oficial da própria FIFA, entidade que rege o futebol do mundo real.

Fifa International Soccer foi o primeiro jogo da história da franquia, lançado em 1993 e produzido pela EA Sports. O jogo conta com os principais campeonatos de futebol licenciados, como: UEFA Champions League, UEFA Europa League, Premier League, além dos sul-americanos Conmebol Libertadores e Sulamericana. 

Entre eles estão a Liga Brasileira, Liga Profesional de Fútbol, Argentina, Premier League, Inglaterra, Ligue 1 Ubereats, França, Bundesliga, Alemanha, Serie A Tim Itália, La Liga Santander Espanha, Seleções e muitas outras. O Fifa 22 é a franquia de futebol com maior número de ligas licenciadas e times

O engine do FIFA evoluiu muito ao longo dos anos. E foi na edição de 1996 que os nomes reais dos jogadores foram usados pela primeira vez, com avatares 2D movendo-se em terreno redesenhado com profundidade 3D. 

A mudança agradou aos fãs, principalmente quando os modelos poligonais foram aperfeiçoados, já visando o mundo de 1998. A edição especial FIFA: Road to World 98 trouxe gráficos impressionantes para a época e com jogabilidade polida. Os adeptos ficaram encantados por poder jogar com os nacionais tão ricamente reproduzidos.

Repercussão dos usuários

Com uma decisão repentina e o rompimento do contrato milionário, as atualizações sobre tudo não poupou a opinião dos jogadores. Para Ítalo Arcanjo, estudante de engenharia mecânica e jogador do Fifa desde 2016, foi uma decisão boa financeiramente, porém, será como se tivesse começado do zero. “Fiquei um pouco triste, principalmente pela tradição, porque desde que eu nasci sempre foi chamado por Fifa, sei que não vai mudar muita coisa, mas vai ser difícil para me acostumar com o novo nome”, comenta.

Já Everton Tavares, que joga Fifa desde 2013, sente como se perdesse visibilidade por se desligar da marca Fifa e deixar de atrair novos jogadores. “O jogo me atraiu e imediatamente fiz a transição de jogador de Pro Evolution Soccer (Pes), para jogador do Fifa. O nome Fifa me influenciou nesse processo. Porém, a EA usando sua própria identidade (EA Sports FC) é um nome que é genérico, mas vem forte no mercado de games”, finaliza.

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu