Feliz dia, Jornalista!

A data homenageia o jornalista, defensor da comunicação e dos direitos de liberdade de expressão dentro da imprensa

Vitória Ribeiro

O jornalista e médico Giovanni Batista Líbero Badáro foi assassinado por alguns inimigos políticos em 1830. A morte dele rendeu um movimento popular que gerou a abdicação de D. Pedro I no dia 7 de abril. A data que inicialmente iria ser comemorada o dia da abdicação de D. Pedro I foi reivindicada pela Associação Brasileira de Impressa (ABI) para se tornar o dia do jornalista em homenagem a Líbero Badáro, criador do jornal Independente, Observatório Constitucional e para lembrar e celebrar a importância da liberdade de imprensa.

Para comemorarmos o dia do jornalismo, listamos algumas curiosidades sobre a profissão que talvez você não saiba.

  1. No Brasil, para exercer a função jornalista você não precisa necessariamente de um diploma, mas mesmo assim algumas empresas ainda exigem o mesmo.

2. Em algumas universidades, quando você se forma você não recebe o diploma de bacharel em jornalismo, mas sim bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo.

3. Quem se forma em jornalismo tem os privilégios de atuar em diferentes cargos, como fotojornalista, assessor de imprensa, pauteiro, chefe de reportagem e redator, entre outros.

4. Quem é jornalista precisa estar sempre em constante aprendizado. A profissão exige que você sempre esteja informado sobre tudo.

5. O jornalista nunca trabalha sozinho, ele sempre esta acompanhado de uma equipe.

6.  Para quem acha que jornalista tem dinheiro, sinto muito em informar, mas o salário não é lá essas coisas, pelo menos no início.

7. Para atingir o auge da carreira, estimasse de 8 a 12 anos árduos de trabalho

A data aqui no Unasp não é passada em branco. O coordenador do curso de jornalismo, Ruben Holdorf, relembra que nos anos anteriores, o dia foi comemorado com um culto especial organizado por todos os professores e uma aula magna. Esse ano, para celebrar o dia, o centro acadêmico está preparando um final de semana especial para todos os futuros jornalistas.  A programação vai acontecer em dois períodos do sábado: pela manhã e a tarde. De manhã o evento vai contar com a participação dos professores Ruben Holdorf, Renato Garibaldi, Luiz Fernando assunção e Allan Novaes.  À tarde, o evento vai receber os jornalista e ex-alunos Unasp, Leonardo Saimon e Mauren Fernandes.

Os alunos do curso estão animados e participando ativamente de toda programação. “Vamos falar sobre como trabalhar dentro e fora de uma organização confessional. Vai ser um papo cabeça, vai ter dinâmica e integração, para gente se conhecer melhor”, diz João Vitor Terres líder da Chapa. Os estudantes tem se mostrado muito animados para a programação. “Acho que vai ser bem legal, estou animada porque é uma programação bem diferente do que estamos acostumados”, conta a estudante de jornalismo Sarah Dornelis sobre suas expectativas para o evento.  Na parte da manhã o evento vai acontecer no dia 7 de abril às 9h00 no prédio da reitoria (EAD) e na parte da tarde às 16h30 em frente ao prédio da reitoria.

Créditos das imagens:

https://goo.gl/Pkbey4

https://goo.gl/AUrdj9

https://goo.gl/8eKMWf

https://goo.gl/w53nYz

https://goo.gl/4mpdLn

https://goo.gl/3xvPzX

https://goo.gl/7gUWMA

https://goo.gl/VitMZv

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile