Fiéis católicos organizam romarias para celebrar o dia da padroeira do Brasil

In Cultura, Geral
Romeiros foram até Aparecida do Norte

Devotos de diversas cidades fazem peregrinação até Aparecida do Norte para o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Camilly Inacio

Todos os anos fiéis católicos realizam a peregrinação de diversas cidades rumo à Aparecida do Norte, onde é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro. Segundo publicações do site A12, um portal  para manter os membros da igreja informados sobre a programação e outros conteúdos, a festa da padroeira do Brasil é celebrada anualmente no dia 12 de outubro desde 1954. 

Durante o mês de outubro, vários devotos realizam o percurso até a cidade de Aparecida do Norte, no Interior de São Paulo. As peregrinações podem ser de carro, ônibus, bicicleta, ou mesmo a pé, entre outras opções. 

Devido a pandemia, as celebrações do ano de 2020 foram atípicas, feitas de forma bem restrita, e no momento das missas, os fiéis não podiam ficar dentro da basílica. Por isso, o ano de 2021 traz esperanças quanto à programação, que, mesmo seguindo os protocolos de saúde, terá mais flexibilizações.

Organização e realização da caminhada

Quem organiza as romarias, são os coordenadores de peregrinação. Eles planejam o trajeto, as paradas, as estadias, transportes para a volta, entre tantas outras coisas. Andreia de Souza é uma das pessoas, que com seu marido organiza uma romaria que vai da cidade de Arujá até Aparecida do Norte. Neste ano, Andreia está realizando sua 7° peregrinação. Ela comenta, “geralmente saímos no dia 8 e chegamos no dia 11 de outubro”. O trajeto é explicado pela coordenadora: “nós saímos de Arujá, temos a parada do primeiro dia em Jacareí, no segundo dia em Caçapava, por último em Pindamonhangaba e depois chegamos a Aparecida do Norte”.

Para fazer parte desta romaria, Andreia explica que a confirmação precisa ser feita até dia 5 de janeiro, para agendamento dos hotéis, aluguel de vans ou ônibus, etc. Ela ainda conta, “durante a caminhada, eu sou o apoio e meu marido é caminhante. O apoio é responsável por cuidar dos seus peregrinos e de quem precisar de ajuda durante a caminhada. “Na nossa peregrinação deste ano estamos indo em 50 pessoas, 44 caminhantes e 6 pessoas no apoio”.  Andréia conclui dizendo que “o sentimento é de fé, gratidão, pois é muito gratificante organizar tudo isso e ver a fé das pessoas, não tem sentimento que define melhor”.

Rodolfo Silva, possui 39 anos e está participando pela segunda vez da peregrinação. Em 2019 ele participou da caminhada por uma promessa sobre a cura da doença de um filho e assume que participará este ano, e outros que virão, porque se sente grato. Sobre o evento, Rodolfo menciona ser uma coisa espetacular e afirma que é impossível descrever para alguém que nunca participou. “Meu sentimento é gratidão por tudo”, destaca o peregrino.

Para quem não puder comparecer à Aparecida do Norte nos dias de celebração, o site A12, a TV e Rádio Aparecida, assim como as redes sociais oficiais da igreja, oferecem aos devotos a possibilidade de assistir ou escutar as celebrações ao vivo.

You may also read!

Ponte Estaiada ganha iluminação para campanha contra fibrose cística

Monumento em São Paulo ganha uma iluminação nova para campanha contra a doença.  Bruno Sousa Na zona sul do estado

Read More...

CPI da Covid chega aos últimos depoimentos e continua assistindo polêmicas

Na semana do dia 4 de outubro, a CPI assiste aos últimos depoimentos e o presidente da Comissão prevê

Read More...

Tempestade de areia atinge cidades do interior de São Paulo e causa medo

Seca e queimadas são os principais fatores que  favorecem a ocorrência do fenômeno. Rachide Incote Uma enorme nuvem de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu