Fiéis católicos organizam romarias para celebrar o dia da padroeira do Brasil

Devotos de diversas cidades fazem peregrinação até Aparecida do Norte para o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Camilly Inacio

Todos os anos fiéis católicos realizam a peregrinação de diversas cidades rumo à Aparecida do Norte, onde é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro. Segundo publicações do site A12, um portal  para manter os membros da igreja informados sobre a programação e outros conteúdos, a festa da padroeira do Brasil é celebrada anualmente no dia 12 de outubro desde 1954. 

Durante o mês de outubro, vários devotos realizam o percurso até a cidade de Aparecida do Norte, no Interior de São Paulo. As peregrinações podem ser de carro, ônibus, bicicleta, ou mesmo a pé, entre outras opções. 

Devido a pandemia, as celebrações do ano de 2020 foram atípicas, feitas de forma bem restrita, e no momento das missas, os fiéis não podiam ficar dentro da basílica. Por isso, o ano de 2021 traz esperanças quanto à programação, que, mesmo seguindo os protocolos de saúde, terá mais flexibilizações.

Organização e realização da caminhada

Quem organiza as romarias, são os coordenadores de peregrinação. Eles planejam o trajeto, as paradas, as estadias, transportes para a volta, entre tantas outras coisas. Andreia de Souza é uma das pessoas, que com seu marido organiza uma romaria que vai da cidade de Arujá até Aparecida do Norte. Neste ano, Andreia está realizando sua 7° peregrinação. Ela comenta, “geralmente saímos no dia 8 e chegamos no dia 11 de outubro”. O trajeto é explicado pela coordenadora: “nós saímos de Arujá, temos a parada do primeiro dia em Jacareí, no segundo dia em Caçapava, por último em Pindamonhangaba e depois chegamos a Aparecida do Norte”.

Para fazer parte desta romaria, Andreia explica que a confirmação precisa ser feita até dia 5 de janeiro, para agendamento dos hotéis, aluguel de vans ou ônibus, etc. Ela ainda conta, “durante a caminhada, eu sou o apoio e meu marido é caminhante. O apoio é responsável por cuidar dos seus peregrinos e de quem precisar de ajuda durante a caminhada. “Na nossa peregrinação deste ano estamos indo em 50 pessoas, 44 caminhantes e 6 pessoas no apoio”.  Andréia conclui dizendo que “o sentimento é de fé, gratidão, pois é muito gratificante organizar tudo isso e ver a fé das pessoas, não tem sentimento que define melhor”.

Rodolfo Silva, possui 39 anos e está participando pela segunda vez da peregrinação. Em 2019 ele participou da caminhada por uma promessa sobre a cura da doença de um filho e assume que participará este ano, e outros que virão, porque se sente grato. Sobre o evento, Rodolfo menciona ser uma coisa espetacular e afirma que é impossível descrever para alguém que nunca participou. “Meu sentimento é gratidão por tudo”, destaca o peregrino.

Para quem não puder comparecer à Aparecida do Norte nos dias de celebração, o site A12, a TV e Rádio Aparecida, assim como as redes sociais oficiais da igreja, oferecem aos devotos a possibilidade de assistir ou escutar as celebrações ao vivo.

Sair da versão mobile