Gerações relatam dificuldades de adaptação ao ensino remoto

In Educação, Geral

No início da quarentena, em março de 2020, as aulas presenciais migraram para o modo remoto, dificultando a aprendizagem da geração X que precisou adaptar-se ao ambiente virtual

Camilly Inácio

A dificuldade de adaptação às aulas remotas, que necessita da internet, tem acompanhado a maioria dos estudantes que integram a chamada geração X, com idade de 40 a 55 anos de idade. Isso se dá devido a quarentena provocada pela pandemia da COVID-19 desde março de 2020. Em contrapartida, os estudantes que pertencem a geração Z, até 25 anos de idade, quase não apresentaram queixas com o uso da internet nesse cenário. 

Francisco Silvestre e Emily Cardoso iniciaram os cursos de Direito e Farmácia respectivamente em 2020. Ele com quase 50 anos  de idade e ela recém concluído o Ensino Médio. Francisco afirma ter levado cerca de 3 meses para aprender a lidar com o acesso à plataforma onde as aulas eram transmitidas, enquanto Emilly afirma não ter tido dificuldades com a tecnologia.

As pessoas da geração Z nasceram em um mundo de tecnologias já estabelecidas e são conhecidas como nativos digitais. Possuem competência e conhecimento pleno da vida digital. A tecnologia, na sua maioria, faz parte de suas vidas. Por outro lado, a geração X precisou adaptar-se com a internet por necessidade ou curiosidade por ser uma ferramenta criada tempos depois de terem nascido. Por isso são conhecidos como imigrantes digitais e trazem heranças do passado, quando os aparelhos digitais não faziam parte de sua rotina.

A dificuldade tecnológica não é o único problema de adaptação no ensino à distância

Mesmo que a tecnologia não seja um problema para os mais novos, o ambiente diferente das aulas que estavam acostumados também prejudicou a adaptação com o modelo virtual. Emilly diz que encontrou dificuldade com a forma que as aulas on-line aconteciam. A diferença entre salas de aula virtuais e salas presenciais é imensa e influencia na falta de concentração e com o incômodo da instabilidade de rede que pode existir na hora de assistir às aulas. 

O relacionamento das duas gerações supera numerosas dificuldades, pois todos têm se ajudado na adaptação com o ensino virtual durante a pandemia, e tem sido essencial para a maioria das pessoas no contexto acadêmico. “Meus colegas de classe sempre me ajudam”, afirma Francisco. E acima de tudo, o aprendizado e experiência adquiridos nessa fase incentiva outros alunos continuarem a frequentarem as aulas. Os estudantes afirmam  que aprenderam a ter mais perseverança para alcançar os objetivos, e que mesmo sendo desafiador, a disciplina e dedicação fazem o sonho de se formar tornar-se possível.

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu