Inadimplência sobe em todos os cenários da educação privada.

In Economia

O crescimento do índice foi maior em instituições de ensino superior

Gabriel Buss

 

Um levantamento realizado recentemente pela Serasa Experian mostra que, tanto nas essas de ensino infantil, fundamental e médio quanto nas universidades, a inadimplência cresceu. No entanto, os alunos do ensino superior são os que devem mais. O número aumentou em 38,4% nos últimos dois anos.

Na opinião do universitário Kelsion Renan, a principal causa desse aumento é a atual crise econômica pela qual o país passa. “Outro fator que tem feito muitos ficarem devendo é a inversão de valores. A educação não tem sido a prioridade da maioria”, completa. Ainda de acordo com ele, para acertar as contas com a instituição de ensino, é necessário acordos financeiros e debates sobre quais opções o aluno tem para quitar suas dívidas.

Para o consultor financeiro, Felipe Benfenati, o estudante deve ter em mente o planejamento e sempre assim que receber seu dinheiro, precisa separar o suficiente para o pagamento da mensalidade. Além disso, ele acrescenta que o ensino a distância é uma opção considerável a quem pretende economizar. Benfenati também opina sobre o que as universidades privadas deveriam fazer para continuar trazendo estudantes “A instituição privada deve reduzir ao máximo seus gastos para oferecer aos seus alunos mensalidades acessíveis e assim atrair mais alunos”, diz.

Já na área de ensino infantil, fundamental e médio, Roberto Ferreira, tesoureiro de uma empresa do ramo, diz que as escolas incentivam a educação financeira dos pais e responsáveis. Para ele, o pai que tem seu filho em uma instituição privada, deve avaliar se ele realmente tem como prioridade a educação de qualidade de seu filho ou se ele tem outras preferências. ”Foco e planejamento são elementos essenciais para evitar a inadimplência”, completa. 

 

 

 

 

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu