Inscrições do 18º ENAIC encerram sábado

Neste ano serão escolhidos oito artigos para serem publicados na revista Acta Científica

Rafaela Vitorino

O 18º Encontro Anual de Iniciação Científica (ENAIC) encerra as inscrições no sábado, 28. O evento possibilita a divulgação dos resultados de pesquisas efetuadas no meio acadêmico por alunos e professores. Apesar de ser promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC), pesquisadores de outras instituições também podem participar. As inscrições são gratuitas, e o encontro será realizado no dia 5 de novembro, de 8h a 12h, no auditório do Ensino Superior do Unasp Engenheiro Coelho.

O ENAIC tem por objetivo apresentar as pesquisas elaboradas à comunidade acadêmica, além de familiarizar os alunos com as formas de divulgação dos trabalhos. Na 18ª edição, os oito melhores artigos serão publicados na revista Acta Científica. As modalidades incluem: trabalho de iniciação cientifica, artigo cientifico, trabalho de conclusão de curso (TCC) e pôster. A coordenadora de pesquisa do Unasp-EC, Francisca Pinheiro, está à frente da organização do evento. Ela fala sobre a oportunidade que os alunos e professores têm. “Todos são motivados a apresentar o que estão produzindo ou o que foi relevante em seus processos de pesquisa durante este ano”, ressalta. Francisca também aponta o ENAIC como incentivo à produção acadêmica.

Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Revisora composta por professores do Unasp de acordo com a área de conhecimento. A Comissão fará as avaliações com base em critérios pré-estabelecidos. O diretor acadêmico do Unasp-EC, Francislê de Souza, explica que em todo processo de pesquisa existe a parte criativa e a metodológica. “A iniciação científica é de suma importância, pois faz parte no processo de formação de pesquisadores”, declara. Souza também conta sobre suas expectativas em relação à 18ª edição, em que fará parte pela primeira vez. “Espero que seja um encontro de alto nível, cumprindo seu papel de iniciação científica e sendo um marco na pesquisa do Unasp”, confessa.

O estudante Geancarlo Caputo, aluno do primeiro ano de Direito do Unasp-EC, irá apresentar um trabalho. Ele espera transmitir a crítica de seu artigo. “Quero incentivar as pessoas a terem mais pensamento crítico, algo que senti carência na faculdade quando entrei”, comenta. Caputo também aponta que as pesquisas e trabalhos são de grande ajuda no âmbito acadêmico. “Segundo Aristóteles todos os homens têm por natureza o desejo de conhecer, e meu objetivo é este conhecimento”, revela.

Para se inscrever, os participantes precisam seguir algumas recomendações, que constam no edital. As apresentações serão abertas ao público e acontecerão de forma simultânea em locais e horários pré-estabelecidos.

*Foto: Divulgação

Sair da versão mobile