Leitura contribui em tratamentos terapêuticos

In Cultura, Saúde

Biblioterapia e leitura auxiliam no tratamento de doenças nervosas e acolhimento à pessoas com dificuldades emocionais e físicas

Rayne Sá

O emprego de livros no tratamento de doenças nervosas tem sido uma opção para tratar pacientes. A alternativa conhecida como biblioterapia auxilia em processos de reintegração e em lares de acolhimento, com a intenção de ajudar aqueles que têm dificuldades emocionais e físicas. 

Para o psicólogo Andrei Nieckrachevicz, a biblioterapia é bastante recomendada para pacientes com quadros de fobia social, paranóia em função da pandemia ou timidez doentia.

O processo terapêutico por meio da leitura utiliza as palavras para que o paciente consiga acessar seus traumas e emoções profundas, podendo ser aplicado em grupo ou individualmente. Segundo a biblioterapeuta Elaine de Moraes, não é a quantidade de páginas que faz efeito na biblioterapia, mas às vezes é uma frase que num contexto da história da vida de alguém pode transformar o sofrimento, o vazio, e dar sentido à sua existência”.

Biblioterapia no Brasil

Os dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró Livro com 8.076 pessoas, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, revelou que o brasileiro lê em média cinco livros por ano. A Bíblia é a obra mais lida pelos entrevistados. 

Outra pesquisa realizada com 65 pessoas em março, na plataforma do Instagram, revelou que 55% dos usuários leram mais durante a pandemia da Covid-19, enquanto 10% não leram. 

Para Sandra Barão Nobre, biblioterapeuta na Europa, vai ser necessário lidar com a questão da saúde mental, com quadros de depressão e ansiedade após o isolamento. “Espero que agora, já que isto não aconteceu enquanto estávamos confinados, pelo menos pensemos nos livros como ferramentas ultra válidas para ajudar a mudar essa questão da saúde mental por causa da pandemia”, ressalta.

You may also read!

Desnutrição infantil atinge população.

Fome no Brasil promove alerta sobre as consequências da desnutrição infantil

Diante do cenário de fome crescente no Brasil, pesquisas revelam como a desnutrição infantil afeta as demais etapas da

Read More...
Sessões terão apoio da ANS

ANS retira limite de sessões com fisioterapeutas, psicólogos e outros

A decisão sobre as sessões impacta a usuários de planos de saúde. Lucas Pazzaglini A Agência Nacional de Saúde

Read More...
Plástico é produto de difícil reciclagem

No more plastic! Canadá proíbe a produção e importação de plásticos de uso único

A nova regulamentação entrará em vigor a partir de dezembro de 2022. Cristina Levano O governo canadense apresentou as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu