Leitura contribui em tratamentos terapêuticos

In Cultura, Saúde

Biblioterapia e leitura auxiliam no tratamento de doenças nervosas e acolhimento à pessoas com dificuldades emocionais e físicas

Rayne Sá

O emprego de livros no tratamento de doenças nervosas tem sido uma opção para tratar pacientes. A alternativa conhecida como biblioterapia auxilia em processos de reintegração e em lares de acolhimento, com a intenção de ajudar aqueles que têm dificuldades emocionais e físicas. 

Para o psicólogo Andrei Nieckrachevicz, a biblioterapia é bastante recomendada para pacientes com quadros de fobia social, paranóia em função da pandemia ou timidez doentia.

O processo terapêutico por meio da leitura utiliza as palavras para que o paciente consiga acessar seus traumas e emoções profundas, podendo ser aplicado em grupo ou individualmente. Segundo a biblioterapeuta Elaine de Moraes, não é a quantidade de páginas que faz efeito na biblioterapia, mas às vezes é uma frase que num contexto da história da vida de alguém pode transformar o sofrimento, o vazio, e dar sentido à sua existência”.

Biblioterapia no Brasil

Os dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró Livro com 8.076 pessoas, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, revelou que o brasileiro lê em média cinco livros por ano. A Bíblia é a obra mais lida pelos entrevistados. 

Outra pesquisa realizada com 65 pessoas em março, na plataforma do Instagram, revelou que 55% dos usuários leram mais durante a pandemia da Covid-19, enquanto 10% não leram. 

Para Sandra Barão Nobre, biblioterapeuta na Europa, vai ser necessário lidar com a questão da saúde mental, com quadros de depressão e ansiedade após o isolamento. “Espero que agora, já que isto não aconteceu enquanto estávamos confinados, pelo menos pensemos nos livros como ferramentas ultra válidas para ajudar a mudar essa questão da saúde mental por causa da pandemia”, ressalta.

You may also read!

Tóquio 2020 foi para os dedicados: 4 histórias de atletas olímpicos brasileiros

Hellen Piris A TV ligada 24 horas, a impaciência em saber se foi ouro ou prata, o espírito esportivo

Read More...
Torcedores com uma bola de futebol

O significado do futebol na vida pessoal dos torcedores

A torcida deve ser marcada por harmonia, equilíbrio e respeito Samuel Matheus Todo mundo sabe que o Brasil é

Read More...
Academia de artes marciais desenvolve alunos

O que as artes marciais podem fazer por suas crianças

Adalie Pritchard e Hellen Piris “Honra, respeito, disciplina e lealdade!”, gritam as crianças juntas. Esse é o lema da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu