Licença-paternidade é estendida para 180 dias pelo STF ao servidor federal pai solo

In Geral, Política
licença-paternidade é estendida no Brasil

A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal para um caso específico. Isso possibilita extensão para processos semelhantes ocorridos no país.

Gabrielle Ramos Venceslau

A licença-paternidade foi estendida de cinco para 180 dias, apenas para pais solteiros servidores públicos federais. Essa decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 12 de maio e vai servir de exemplo para processos semelhantes que tramitam no país. Também abre portas para possibilidade de uma extensão fixa da licença para os pais solo. 

O motivo deste reconhecimento foi o caso julgado de um pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada nos Estados Unidos, que chegou ao Supremo após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorrer da decisão da Justiça Federal. 

De acordo com a lei, os servidores federais têm direito à licença-paternidade de apenas cinco dias. Esse benefício vale para casos em que o pai e a mãe cuidam dos filhos também. Assim, a Justiça Federal estendeu a licença prevista na Lei 8.112/90 ao pai dos gêmeos, que é servidor federal, como forma de equiparar com a licença-maternidade, uma vez que ele cuida sozinho dos filhos.

O voto que prevaleceu no julgamento, ocorrido no dia 11 de maio, foi o do ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, é inconstitucional não estender a licença ao pai solo. Porque a Constituição garante proteção integral à criança e igualdade de direitos entre o homem e a mulher.

A decisão da corte vale somente para o caso julgado. Porém, esse caso serve de entendimento para processos semelhantes que acontecem diariamente no país, além de promover a possibilidade de uma extensão da licença-paternidade fixa para todos os casos.

Funcionamento da licença-paternidade e sua importância

A licença-paternidade é um benefício concedido ao empregado para que seja possível a ausência dele do trabalho, sem prejuízo de remuneração, para que ele possa cuidar de seu filho recém-nascido ou adotado. O objetivo deste direito é conceder aos pais tempo para estar presentes nos dias iniciais da vida de seu filho. A assistente social Luciana Oliveira concorda que essa licença é importante tanto para os casos de pai solo quanto para os outros.

Contudo, esse tempo é extremamente menor em relação à licença-maternidade, pois concede apenas cino dias aos pais. Além disso, o valor deve ser arcado pelo empregador e não pelo INSS, como acontece com as mães que recebem um benefício previdenciário. Como a remuneração durante a licença-paternidade é arcada pelo empregador, isso influencia na quantidade de dias disponibilizados pelas empresas, explica a assistente social.

Para os empregados de empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã, que objetiva prorrogar o período de licença, a licença-paternidade pode ser de até 15 dias, além dos 5 dias garantidos pela ADCT(Atos das Disposições Constitucionais Transitórias). No caso dos servidores públicos, que não são regidos pela CLT, dependerá da lei própria do órgão que é vinculado.

A licença-paternidade estendida promoveria benefícios como “a relação afetiva com o filho(a), responsabilização com o mesmo e apoio à puérpera, caso haja companheira”, afirma Luciana. Além disso, construiria uma imagem positiva para as empresas, uma vez que “a paternidade sempre foi imposta como uma responsabilidade materna” e atualmente a sociedade tem valorizado cada vez mais ações em prol da igualdade de gênero. 

Desejo dos pais em ter uma licença-paternidade estendida 

Fábio Pareto tem 49 anos e é pai solo do Benjamin e do Sebastian, que têm 2 anos de idade. Ele conta que se tornou pai solo nos Estados Unidos através da fertilização in vitro com o seu sêmen e óvulos doados; e uma barriga de aluguel. “A licença paternidade é de suma importância porque nos primeiros 180 dias se faz necessário o aleitamento com fórmulas ou doação de leite humano com mamadeiras”, comenta. 

O pai solo que não pode contar com a licença paternidade precisou parar de trabalhar para cuidar dos filhos, pois a três anos atrás não se cogitava a licença-paternidade estendida na visão dele. “Claro que se tivesse o apoio de um possível empregador, faria toda a diferença ter o benefício de uma licença-paternidade de 180 dias”, expõe. 

“Independente se o pai é solo ou não, a atual licença paternidade de 5 dias é insuficiente”, afirma Fábio. Pois para ele, após o nascimento de um filho, a mãe precisa de apoio do pai e o pai precisa se conectar com o seu filho e não ser caracterizado apenas como o provedor. “Isso incentiva uma sociedade extremamente patriarcal”, complementa. 

No caso dos pais solos, “ é imperativo que a licença paternidade seja exatamente igual a da licença maternidade, pois os cuidados que o pai solo terá serão idênticos ao da mãe”, afirma Fábio. A única diferença será a alimentação dos bebês, pois o leite não virá da mãe, explica. “Eu sou ‘pãe’ de dois meninos e nos primeiros dias de vida é preciso dedicação exclusiva para a saúde dos bebês”.

Para o pai, este é o primeiro passo para a licença paternidade estendida ser alta e efetiva tanto para empresas públicas quanto para privadas. Pois este foi um caso isolado para um servidor público que pode se tornar abrangente para todos em um futuro próximo.

You may also read!

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Programas de exercícios melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático

A atividade física é benéfica para pacientes com câncer de mama avançado, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a

Read More...

Hábito de roer as unhas atinge até 30% da população global

Roer as unhas pode parecer uma reação normal ao estresse e ansiedade, mas pode apresentar nocividade à saúde. Eduardo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu