Longos períodos sentado aumentam risco de morte

In Geral, Saúde

Em escritórios e trabalhos que exigem longo período sentado são necessários cuidados simples, mas especiais

Kelyse Rodrigues

Passar horas sentado parece um hábito natural do dia a dia, porém, muitos não sabem e não percebem o quão perigoso isso pode ser para a saúde, podendo aumentar o risco de morte. Mesmo pessoas ativas e que praticam atividades físicas são atingidas por esse perigo. O conforto de cadeiras no ambiente de trabalho pode não deixar transparecer o problema, mas algumas mudanças simples de hábito podem ajudar nisso.

Para evitar uma morte prematura o correto é se movimentar a cada trinta minutos, andar um pouco durante uns cinco minutos, ajudando a movimentar a circulação. Hábitos simples que vão ajudar a evitar problemas de saúde. Com o decorrer dos anos, ao envelhecer, as funções físicas e mentais diminuem de ritmo, o que promove mais o sedentarismo. Com uma prática constante e diária todos os dias de tentar se movimentar, os anos de vida podem ser prolongados.

Passar muitas horas sentado reduz a expectativa de vida, porque o corpo liga o “modo repouso” e a taxa metabólica cai. A ausência prolongada da movimentação dos músculos da perna após trinta minutos ligam este modo.  Quando se está em pé isso não acontece, pois o músculo permanece rígido, sendo assim, consome mais energia. Além disso, uma pessoa quando está em pé tende a se movimentar, mesmo que involuntariamente.

Pessoas sedentárias e que passam longos períodos sentados têm risco de morrer antes do que aquelas que as que fazem o contrário. As chances são 40% a mais de morrer por qualquer causa em comparação às ativas. Segundo pesquisa, a cada hora que se passa sentado reduz 21 minutos de expectativa de vida. Para quem precisa passar horas sentado, alguns hábitos devem ser incluídos na rotina. A fisioterapeuta Márcia Viana dá dicas de como colocar em prática. “Mudança de hábitos do dia a dia e inclusão da atividade física sempre. A mudança de comportamento conecta a atividade e até o hábito de comer melhor”, recomenda.

Mesmo pessoas que praticam exercícios em outros momentos do dia são prejudicadas. Um dos riscos adquiridos ao passar longos períodos sentado é a obesidade, pois o metabolismo fica mais lento e a queima calórica é mais baixa. Passar muito tempo sentado gera um comportamento que favorece a ganha de peso.

O médico Érico Rolvare, especialista em Medicina Preventiva, explica como devem ser os cuidados. “A cada uma hora sentada, deve-se levantar e caminhar por pelo menos uns dez minutos e hidratar-se bem para manter a fluidez sanguínea adequada”, aconselha. O médico também alerta às mulheres que tomem cuidado com o uso de anticoncepcionais à base de estrogênio, pois aumenta problemas circulatórios.

*Foto: https://goo.gl/RsPpA8

You may also read!

Hábito de roer as unhas atinge até 30% da população global

Roer as unhas pode parecer uma reação normal ao estresse e ansiedade, mas pode apresentar nocividade à saúde. Eduardo

Read More...

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu