Manchas causadas por acnes ou depilação são tratáveis

Se você já sofreu com uma depilação mal sucedida ou passou por uma fase na adolescência com muita espinha, saiba que há solução e tratamento para o seu problema. Saiba como tratar e se prevenir nesta matéria

Thamiris Senis

Sabemos que pele escura nas axilas e marcas de espinhas que nunca saem do rosto incomodam principalmente as mulheres e homens vaidosos. Acantose é uma das doenças que deixa as axilas escuras. A pele fica amarronzada e isso pode acontecer também no pescoço e em outras áreas de dobras. Isso pode ser causado por uma irritação na região e pode ser evitado se tomar certos cuidados na hora de se depilar.

“Exagero de lâmina escurece mesmo”, afirma a esteticista Sonaire Matos. Segundo a profissional quando utilizamos a lâmina é causada uma agressão na pele, ela fica arranhada, e logo após passamos o desodorante que contém muito álcool, isso faz com que a pele queime e por isso escurece. “A combinação de lâmina e desodorante aerosol é muito ruim” explica. Ainda hoje em dia é possível fazer um clareamento com fototerapia, que ajuda 80%!

A contadora Aline Nogueira passou por complicações na hora de fazer um procedimento que ela julgava ser simples. “Quando utilizei um óleo para inibir o crescimento do pelo após a depilação, fiquei cheia de manchas na perna”, conta. Ela continua dizendo que só conseguiu retirar as manchas depois de fazer duas seções de laser, com um dermatologista especialista Dessa maneira a esteticista Ariana Fernandes explica que é possível sim obter um clareamento dessas manchas fazendo um acompanhamento estético especializado a laser. “As marcas podem ser minimizadas com ácidos ou laser”, recomenda.

Outro problema que incomoda de maneira geral os jovens, é o aparecimento de acnes na pele e as marcas que elas podem deixar. A estudante de direito Vanessa Arcanjo admite que já fez de tudo para se livrar das manchas deixadas pelas espinhas na sua pele. “Quando eu tinha 15 anos elas apareceram de uma só vez, eu fiquei desesperada e fiz todos os tratamentos possíveis, mas nada adiantou”, expõe. Ela continua a relatar como isso afetou diretamente a sua autoestima. “Eu tinha vergonha de sair sem passar muita maquiagem, ninguém podia ver minha pele de verdade”, confessa.

“As marcas de espinhas não são permanentes, usar sabonete específico para acne e protetor solar diariamente pode ajudar”, frisa a esteticista Sonaire. A especialista também atenta para o fato de que fazer limpeza de pele uma vez ao mês é essencial no tratamento. “O mais recomendado é procurar um dermatologista para fazer o procedimento com ácido que clareia manchas”, aconselha.

Para prevenir as cicatrizes deixadas pela acne a profissional diz ser importante nunca espremer espinhas ou extrair cravos. “Ter uma alimentação correta e beber muita água ajuda a dispensar as impurezas que causam acnes”, adverte. Ainda segundo a especialista, fazer uso diário de um sabonete que previne a oleosidade da pele favorece a prevenção.

 

Sair da versão mobile