Mas publicitário faz o que mesmo?

O curso de Publicidade e Propaganda é um dos mais práticos aqui no Unasp-EC

Kawanna Cordeiro

Sabe aqueles comerciais de TV engraçados que te fazem rir por horas? Pois então, a principal pessoa envolvida nele é o publicitário. Ele tem a responsabilidade de desenvolver campanhas e projetos para divulgar uma marca. Através de pesquisas de campo ele conhece o seu público e então trabalha em cima de suas características, levando em consideração os objetivos da empresa. “Além de cuidar do nome de determinada empresa o profissional de publicidade pode seguir outros ramos como criação de conteúdo para internet, rádio, TV ou como freelancer trabalhando por conta própria”, explica a coordenadora do curso de Publicidade e Propagando aqui no Unasp-EC, Lizbeth Kanyat.

Listamos algumas curiosidades sobre o curso para ajudar você.

  1. “Mas eu não sou criativo”

 

Essa é uma das principais desculpas de quem tem interesse em começar o curso. Mas não é bem assim. “A palavra criatividade na publicidade é limitada a ter grandes ideias, para super campanhas que vão marcar a vida das pessoas. Na prática, criatividade é ter a sensibilidade de enxergar soluções para resolução de problemas, sejam eles grandes ou pequenos, e essa sensibilidade é desenvolvida com a prática e no decorrer do curso” simplifica a publicitária Alana Reguin, formada aqui pelo Unasp-EC em 2017. Então fique tranquilo, você não precisa ser criativo, mas você irá aprender a usar suas ideias para suprir as necessidades da profissão.

2. Possíveis caminhos para seguir

Como a professora Lizbeth mesmo explicou a carreira publicitária pode te dar várias oportunidades e você pode escolher aquela que mais gostar. Criação é o caminho mais conhecido na área, fazer peças publicitárias, ser redator de texto ou até diretor de arte é a parte mais romantizada pelos alunos que sonham em ganhar um Leão em Cannes, Oscar da publicidade, com um anúncio super descolado.

Na mídia eles se tornam responsáveis por toda a estratégia de planejamento de algo ou alguém. Isso inclui definir os meios que o produto será vinculado, nas redes sociais, revistas, TV, por exemplo. Quanto tempo será vinculado e também o orçamento de cada anúncio e seus resultados. No fim existem muitas opções do que fazer depois da formatura, fique tranquilo em pelo menos uma delas você vai se encaixar.

3. “Gosto de fotografia vou fazer publicidade”

Outra das frases clássicas de quem quer ingressar no curso. Porém a professora Lizbeth alerta sobre isso. “O curso tem sim bastante aulas de fotografia, mas sempre voltadas para a publicidade. Gostar disso pode te ajudar, mas se você gosta só disso existe o curso de fotografia que te torna mais apto”, aconselha.

4. E o salário?

Não existe um valor fixo que um publicitário ganha todo mês. Existem os que recebem mil reais, grande parte, e outros que lucram 20 mil, que são poucos, porém excelentes profissionais. Tudo vai depender de onde você vive e que tipo de trabalho desenvolve dentro da publicidade.

5. No Unasp-EC

O curso em Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda tem duração de 4 anos em regime presencial.  Sendo um dos cursos mais práticos aqui do campus ele conta com uma infraestrutura completa. “Temos um complexo de laboratórios bastante rico. Laboratório de fotografia, de vídeo, estúdio de áudio, laboratório de Macs e PC’s com softwares usados no mercado”, assegura Lizbeth. Além disso, o curso também conta com a Zoom, a agência experimental de publicidade daqui. Inclusive a agência faz o atendimento de clientes reais. O próprio curso também tem projetos integrados durante o semestre em que alunos são conectados com o mercado de trabalho. Eles realizam o atendimento de clientes reais, pesquisa de mercado, etc. Já foram feitos projetos com grandes marcas ao longo do curso, como a Hering, o museu do Masp, a Brastemp, Correios, o aeroporto de Viracopos entre outras.

Se você ainda ficou com alguma dúvida dá uma olhada no site do curso aqui no Unasp-Ec: https://goo.gl/Up2FG8 .

Link das imagens:

https://goo.gl/Bpud3R

https://goo.gl/G6fsFN

https://goo.gl/QRaHcQ

https://goo.gl/v6R2fU

https://goo.gl/SAVwXW

https://goo.gl/Gfgiba

https://goo.gl/zJatK8

 

Sair da versão mobile