Máscaras afetam a pele e causam acnes, manchas e irritações

In Geral, Saúde
Máscaras afetam a pele após uso contínuo.

A utilização das máscaras desde o início da pandemia vem afetando a pele das pessoas e causando acnes, manchas e irritações, levando-as a procurarem tratamentos para a melhoria da pele.

Nycole de Souza 

O uso de máscaras é um meio de proteção contra a covid-19, mas a pele do rosto tem ficado afetada com lesões e manchas. Acnes ou rosáceas são as lesões mais comuns. Uma pesquisa feita para o jornal “American Academy of Dermatology” mostra que 83% dos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra a doença em Hubei, na China, relataram sofrer com o aparecimento de acne no rosto.

Hoje existem várias formas de controlar e prevenir alguns destes problemas, e muitas delas podem ser feitas em casa. Ter uma rotina de skincare e uma boa higiene ajuda a prevenir o aparecimento de lesões cutâneas.

Experiências e recomendações

Uma rotina adequada de higiene do rosto está na lavagem uma ou duas vezes por dia com água morna ou natural. A água muito quente afeta a pele e pode causar lesões superficiais. Água tônica ou micelar funcionam bem, mas é sempre importante lavar o rosto.

Outra sugestão é aplicar produtos adequados para o seu tipo de pele e idade. Uma pele mais madura precisa de mais hidratação, aplicações de séruns e cremes diurnos e noturnos. Para a pele mais jovem, apenas uma aplicação de creme de dia à noite é o suficiente. 

A enfermeira Camila Silva começou a reparar na mudança de sua pele nas primeiras semanas de uso da máscara, principalmente com a máscara n95 que era de uso obrigatório no hospital onde trabalha. Após uma consulta, ela descobriu que teve dermatite de contato e assim soube como tratar. “Fiz tratamento com wpeel em uma clínica de estética, usei produtos indicados pela mesma, e agora está bem melhor”, explica. 

Atualmente existem vários tipos de produtos para o tratamento de pele, mas algumas lesões são persistentes e a pessoa pode precisar de um tratamento à base de medicamentos. A prescrição deve ser feita após uma consulta médica e de acordo com o diagnóstico da dermatologista. 

A dermatologista Joana Dias Coelho explica, em uma entrevista à CNN Brasil, que se as lesões persistem, “numa fase inicial, os cremes ajudam a controlar a oleosidade. A cosmética evoluiu de uma maneira que nos permite ter hoje produtos que ajudam bastante, mas quando temos lesões ativas, são necessários medicamentos tópicos, de ingestão oral”, diz a doutora.

A estudante de Farmácia, Nadine Sami, contou que após três meses de uso obrigatório de máscaras percebeu a mudança em seu rosto. “Ficou muito oleoso, várias manchas escuras e muita acne que coçava e doía demais”, relata.

Além de todos esses cuidados específicos, os especialistas recomendam a prática de hábitos saudáveis, pois isso reflete diretamente na saúde da pele. É importante ter uma alimentação saudável, variada e com verduras, porque são ricas em nutrientes e benefícios para a saúde cutânea. 

You may also read!

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu