Meditação diária impulsiona desempenho acadêmico de crianças do Ensino Fundamental

In Educação, Geral, Saúde

O método mindfulness aumenta o rendimento escolar dos alunos da rede pública do Distrito Federal, além de reduzir níveis de estresse e violência.

Ana Júlia Alem

Educadores afirmam que o programa “Plena Atenção na Escola” (PAE) promove, por meio da meditação, diversos benefícios para as crianças de 6 a 12 anos, como a melhora no rendimento escolar, aumento da concentração, autorregulação emocional e redução de ansiedade e estresse. Utilizando aulas e atividades lúdicas como ferramenta de ensino, o programa conquistou espaço na rede pública e alcançou diversas escolas particulares do DF. 

“O programa PAE foi idealizado e realizado pela Sociedade Vipassana de Meditação (SVM) em 2016. Seu principal objetivo é levar a prática da plena atenção para a vida dos educadores e alunos, sempre buscando alcançar a paz interior e o bem-estar”, esclarece Ana Cláudia Messias, coordenadora e instrutora do PAE. 

De acordo com a coordenadora do projeto, a prática da meditação torna o ambiente escolar mais pacífico, colaborativo e confortável, facilitando o processo de aprendizagem. Ou seja, além de melhorar o nível acadêmico dos alunos, auxilia também o corpo docente, que precisa receber essa atenção dos alunos para que possa transmitir o conteúdo da melhor maneira.

Plena Atenção na Escola 

O projeto tem como referência outros métodos reconhecidos internacionalmente, como o “Mindfulness Matters para crianças e adolescentes”, da Holanda. O método brasileiro, porém, foi reestruturado para se adequar à realidade dos profissionais brasileiros da área da educação. Desta forma, foi elaborado o Manual “plena atenção” que, atualmente, é utilizado em diversas redes de ensino do Distrito Federal.

As aulas acontecem ao vivo, por meio do Zoom. O programa conta com palestras, textos de apoio, monitoria e materiais didáticos que são disponibilizados na plataforma on-line, Google Classroom. Além disso, há um grupo de WhatsApp onde são compartilhadas experiências, dicas de como aplicar a técnica e também, indicações de livros e jogos que auxiliem. 

A Formação de Condutores do Método PAE é estruturada em dois módulos decorridos em, aproximadamente, quatro meses. No módulo A, o professor fortalece o cuidado e compaixão consigo mesmo. Já durante o módulo B, ele aprende a compartilhar o método com seus alunos. 

“Além disso, neste módulo, o participante tem a oportunidade de planejar a aplicação do método em sala de aula. Dessa forma, o conhecimento aprendido é testado e o educador vivencia o programa na visão do condutor”, finaliza a coordenadora.

Na visão do educador 

A professora do Ensino Fundamental, Fernanda Dornelles, da Escola Branca de Neve, localizada em Jacareí, SP, afirma que achou o projeto interessante. “Ainda mais com crianças do Ensino Fundamental. É nessa fase que elas estão muito afoitas e só querem saber de brincar”, comenta.

“Com o raso conhecimento que tenho sobre esse tema, acredito que a prática diária do método pode, sim, proporcionar muitas coisas boas aos alunos. Não conhecia o programa antes, mas agora que conheço, planejo me matricular para saber mais sobre essa técnica que aparenta ter grande potencial”, conclui Fernanda.

A prática contínua dos educadores

O PAE possui, também, a Comunidade de Educadores Atentos, que oferece encontros para estimular a participação contínua dos educadores que se formaram na graduação. É um programa focado em quem concluiu o curso, mas pode ser frequentado por pessoas que ainda estão cursando ou pretendem cursar.

O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, reduzir o estresse, cultivar o equilíbrio emocional e a felicidade dos educadores formados. Os encontros são voltados para o autocuidado dos educadores, onde eles são incentivados a praticar consigo mesmos, o que eles tanto ensinam, a “Plena Atenção”. 

You may also read!

buraco atacama

Buraco de 200 metros de profundidade surge no deserto do Atacama

Autoridades começaram as investigações de um buraco gigante que surgiu em uma região de mineração no norte do Chile.

Read More...
Jô Soares morre

Jô Soares morre aos 84 anos

O apresentador Jô Soares foi internado para tratar uma pneumonia e faleceu na madrugada desta sexta-feira Paula Orling O

Read More...
Censo atingirá milhões de brasileiros

Censo 2022 tem início e atingirá mais de 70 milhões de domicílios

Recenseadores começaram o trabalho no dia 1º de agosto e o serviço tem previsão de término até o início

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu