Milton Ribeiro discursa sobre a volta às aulas no ensino superior

O Ministério Da Educação aconselhou faculdades a voltarem às aulas presenciais no segundo semestre de 2021.

André Felippe Teodosio

Milton Ribeiro, ministro da Educação, confirmou no sábado (2) em entrevista para o programa A voz do Brasil que as aulas presenciais voltarão com total segurança para alunos das redes de ensino superior. Diante da pandemia, muitas faculdades fecharam as portas como medida de precaução contra o aumento de casos covid-19. Como consequência, muitos alunos perderam a rotina estudantil e tiveram que se adaptar às atividades em sistemas onlines como alternativa.

Com a nova recomendação do Ministério da Educação (MEC), as atividades nos cursos superiores podem voltar a ser de modo presencial. O ministro Milton Ribeiro discursou nas redes de comunicação do país: “O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impacto negativo nesta e nas futuras gerações. Não devemos privar nossos filhos do aprendizado necessário para a formação acadêmica e profissional deles”.

Ao continuar seu pronunciamento, o ministro declarou que existe todo um protocolo de retorno às aulas, como o uso de máscaras (algo que não teve incentivo no governo) e o uso de álcool em gel tanto por parte das escolas e faculdades como pelos alunos. Milton Ribeiro alertou também sobre a priorização de professores e funcionários da educação em relação às vacinas.

O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, comenta sobre o modelo híbrido, um padrão que regula e reveza a ida dos estudantes à sala de aula. De acordo com o reitor, o sistema de revezamento entre alunos chegou para dar solução aos problemas que a educação estava tendo com a pandemia. “Esse modelo híbrido foi o mais adequado em questão da pandemia. Aprendemos muito com essa ferramenta”. Por fim, o professor Pedro Falcão afirma que a UPE abre as portas para as aulas presenciais no início de 2022.

Sair da versão mobile