Muita calma nessa aula

In Educação

A ansiedade afeta a todos, a diferença é o grau que ela atinge cada um. Saiba como controlar a ansiedade, através de seis dicas para os universitários. 

Sara Rabite

Ansiedade. Não há um que nunca tenha passado por esse medo e insegurança quanto ao futuro. No meio estudantil, principalmente entre os universitários, a ansiedade é muito forte e pode causar muitos danos. Malefícios à saúde física, mental, espiritual, emocional, entre outras áreas da vida.

A estudante de Jornalismo, Luisa Nakayama, conta que suas crises de ansiedade começaram em 2016, desencadeada por pensamentos sobre o que faria e relação a problemas familiares. Luisa explica que no auge de suas crises de ansiedade sente taquicardia (uma frequência cardíaca alta ou irregular), falta de ar e tontura.

Pensar no futuro, quanto as incertezas, preocupações e problemas, só faz com que a inquietação aumente e acaba desencadeando a crise, além de não solucionar e nem amenizar as inseguranças.  A psicóloga clínica Cássia Daisy Balaró aponta que cada vez que uma pessoa se sentir ansiosa, deve voltar seus pensamentos para o presente. “Quando os pensamentos vão para o futuro, deixa-se de ver as possibilidades do momento real, uma vez que o futuro pode nem chegar e nem acontecer o que se teme”, esclarece.

Para combater a ansiedade e conseguir focar nos estudos a jovem universitária aconselha ir atrás de ajuda profissional e procurar saber o que desenvolveu a ansiedade. “Não é possível controlar a ansiedade sozinho, se você não cuidar dela, ela só vai crescer e se tornar algo pior”, acrescenta Luisa.

Os jovens universitários são uma parcela da sociedade muito afetada pela ansiedade. Segundo Daisy, isso acontece porque essa é uma fase de transições, na qual a responsabilidade aumenta. Outro fator é que as universidades são locais bem distintos das escolas, por apresentarem muita competitividade, comparações, muitas tarefas para serem realizadas, estágio, além do receio quanto à escolha do curso.

Há muitas maneiras de um jovem universitário controlar sua ansiedade, e a psicóloga Jucélia Santos dá seis dicas para que essa tarefa seja menos desafiadora.

  1. Escolher um curso em que goste e se identifique, isso ajudará a não ter preocupações extras, e estudar será um fardo menos pesado!

2. Não procrastinar atividades. O acúmulo de leituras, trabalhos e provas podem ser um fator que           contribua ou acentue a ansiedade.

3. Investir no momento atual, evitar se apegar à eventos passados ou porvir. o único momento possível de ser vivenciando é o presente.

4. Praticar exercício físico também pode ser um grande aliado, porque o corpo acumula energia física e psíquica, assim é necessário ter uma via de descarga.

5. Manter bons relacionamentos. Em nossas rodas de convívio sabemos quem nos ajuda a combater a ansiedade e quem a intensifica, é importante cultivar relacionamentos que sejam saudáveis.

6. Fazer psicoterapia. A ansiedade tem raízes, em alguns casos não é possível racionalizar o suficiente, dessa forma a pessoa precisa da ajuda de um psicólogo, o que é indispensável.

Links das imagens:

1- https://goo.gl/RpPQaR

2-  https://goo.gl/997L5N

3- https://goo.gl/nW54Nw

4- https://goo.gl/ebaHWn

5- https://goo.gl/gvM7VM

6- https://goo.gl/gzJ2EV

 

You may also read!

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Programas de exercícios melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático

A atividade física é benéfica para pacientes com câncer de mama avançado, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu