Muita calma nessa aula

In Educação

A ansiedade afeta a todos, a diferença é o grau que ela atinge cada um. Saiba como controlar a ansiedade, através de seis dicas para os universitários. 

Sara Rabite

Ansiedade. Não há um que nunca tenha passado por esse medo e insegurança quanto ao futuro. No meio estudantil, principalmente entre os universitários, a ansiedade é muito forte e pode causar muitos danos. Malefícios à saúde física, mental, espiritual, emocional, entre outras áreas da vida.

A estudante de Jornalismo, Luisa Nakayama, conta que suas crises de ansiedade começaram em 2016, desencadeada por pensamentos sobre o que faria e relação a problemas familiares. Luisa explica que no auge de suas crises de ansiedade sente taquicardia (uma frequência cardíaca alta ou irregular), falta de ar e tontura.

Pensar no futuro, quanto as incertezas, preocupações e problemas, só faz com que a inquietação aumente e acaba desencadeando a crise, além de não solucionar e nem amenizar as inseguranças.  A psicóloga clínica Cássia Daisy Balaró aponta que cada vez que uma pessoa se sentir ansiosa, deve voltar seus pensamentos para o presente. “Quando os pensamentos vão para o futuro, deixa-se de ver as possibilidades do momento real, uma vez que o futuro pode nem chegar e nem acontecer o que se teme”, esclarece.

Para combater a ansiedade e conseguir focar nos estudos a jovem universitária aconselha ir atrás de ajuda profissional e procurar saber o que desenvolveu a ansiedade. “Não é possível controlar a ansiedade sozinho, se você não cuidar dela, ela só vai crescer e se tornar algo pior”, acrescenta Luisa.

Os jovens universitários são uma parcela da sociedade muito afetada pela ansiedade. Segundo Daisy, isso acontece porque essa é uma fase de transições, na qual a responsabilidade aumenta. Outro fator é que as universidades são locais bem distintos das escolas, por apresentarem muita competitividade, comparações, muitas tarefas para serem realizadas, estágio, além do receio quanto à escolha do curso.

Há muitas maneiras de um jovem universitário controlar sua ansiedade, e a psicóloga Jucélia Santos dá seis dicas para que essa tarefa seja menos desafiadora.

  1. Escolher um curso em que goste e se identifique, isso ajudará a não ter preocupações extras, e estudar será um fardo menos pesado!

2. Não procrastinar atividades. O acúmulo de leituras, trabalhos e provas podem ser um fator que           contribua ou acentue a ansiedade.

3. Investir no momento atual, evitar se apegar à eventos passados ou porvir. o único momento possível de ser vivenciando é o presente.

4. Praticar exercício físico também pode ser um grande aliado, porque o corpo acumula energia física e psíquica, assim é necessário ter uma via de descarga.

5. Manter bons relacionamentos. Em nossas rodas de convívio sabemos quem nos ajuda a combater a ansiedade e quem a intensifica, é importante cultivar relacionamentos que sejam saudáveis.

6. Fazer psicoterapia. A ansiedade tem raízes, em alguns casos não é possível racionalizar o suficiente, dessa forma a pessoa precisa da ajuda de um psicólogo, o que é indispensável.

Links das imagens:

1- https://goo.gl/RpPQaR

2-  https://goo.gl/997L5N

3- https://goo.gl/nW54Nw

4- https://goo.gl/ebaHWn

5- https://goo.gl/gvM7VM

6- https://goo.gl/gzJ2EV

 

You may also read!

Atenção vestibulando MEC anuncia novas mudanças no Enem 2018

Candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia entre outras mudanças Kawanna Cordeiro Em

Read More...

Conheça os seis melhores museus do Brasil

Para quem acha que no Brasil não tem cultura, conheça os melhores museus para  visitar no dia Internacional dos

Read More...

Cinco cuidados especiais que devemos ter com os olhos

Os olhos são conhecidos como janelas da alma e são responsáveis por boa parte daquilo que percebemos como mundo.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu