Musical “Fé, Esperança e Amor” é apresentado no Unasp Engenheiro Coelho

Obras de “Les Misérables” e “The Sound of Music” foram interpretadas por estudantes da Licenciatura em Música

Ana Clara Silveira e Hellen Piris

Ontem à noite (27) ocorreu o musical “Fé, Esperança e Amor” no Auditório Central do Unasp Engenheiro Coelho. O evento prestou homenagem aos musicais baseados no livro “Les Misérables”, de Victor Hugo, e “The Sound of Music”, filme dirigido por Robert Wise. As canções foram interpretadas pelo coral do curso de Licenciatura em Música e pela Orquestra Sinfônica do Unasp Engenheiro Coelho, ambos dirigidos pelo maestro Jetro de Oliveira.

De acordo com o maestro, a escolha dessas obras se deu pois “seus temas são muito interessantes. São dois musicais sobre redenção. Além disso, eles se relacionam e tem músicas muito conhecidas. Ou seja, suas canções se tornaram extremamente populares”. Ele também aponta que as peças têm grande significado por conta de sua intensidade. “Eu sempre escolho peças interessantes em um nível pessoal como maestro. Tanto o conteúdo musical técnico quanto a mensagem devem ser relevantes”. “Fé, Esperança e Amor” será apresentado novamente no dia 4 de junho, às 19h30, no auditório Dom Gilberto da PUC Campinas.

Quando o assunto é produção de musicais, bastantes são as dificuldades. Mas Oliveira elogiou o compromisso e dedicação do grupo: “os cantores são alunos do curso de música, e, portanto, ainda apresentam conhecimento limitado. Vários solistas do espetáculo são do primeiro ano e puderam participar por meio de um teste que foi feito para os solos. Muitos deles foram os mais entusiasmados e motivados com o projeto”. Ele reforça que, além de ter ficado satisfeito com as interpretações dos solistas, coral e orquestra, a performance musical em si exige grande disciplina para ser bem executada, e os estudantes foram responsáveis por toda a parte de cenografia e figurino. “A experiência foi tão positiva que penso em fazer outros musicais no futuro”, comemora.

Uma das protagonistas da peça The Sound of Music”, Laura Martins, é estudante do primeiro ano de música, e sente que fazer parte desse momento foi importante para desenvolver seu potencial. “Participar de um musical abre a sua cabeça para perceber como funciona esse mundo”, acredita. Ela também explica que, “no início, você fica nervoso, mas depois cria uma experiência enriquecedora”. Laura interpretou Maria, também conhecida como a noviça rebelde. “Ela foi enviada para trabalhar como babá na casa de uma família porque não se enquadrava como freira no convento”, conta a aluna, que se sente honrada ao executar o papel principal. Além disso, expressa felicidade com o andamento de seu curso. “Aqui eles abrem um leque de possibilidades. Em que outra faculdade você poderia fazer um musical dessa natureza? O Unasp abraça os alunos de um jeito muito especial”, garante.

As performances foram muito aplaudidas. A estudante de Rádio e TV Ádna Cândido, que acompanhou toda a apresentação, ficou emocionada. “A peça foi muito diferente, nunca tinha visto algo assim”, conta, surpresa. Ela ainda avaliou como extremamente importante a participação de tantas mulheres na obra e comentou a beleza dos detalhes das peças.

Sair da versão mobile