NBA está de volta: temporada marca aniversário de 75 anos da franquia

Temporada regular da NBA (liga de basquete profissional dos Estados Unidos) acontece entre os dias 19 de outubro e 10 de abril.

Gabriel Henrique Teixeira

Após a temporada passada de 2020/2021 ser reduzida a 72 jogos, devido à pandemia de Covid-19, a atual temporada voltará a contar com 82 partidas no período de classificação. O início dos jogos aconteceu no dia 19 de outubro com duas partidas, que foram entre o atual campeão Milwaukee Bucks e Brooklyn Nets, com vitória do Bucks por 127 x 104, e Los Angeles Lakers e Golden State Warriors, com vitória dos Warriors por 121 x 114. 

Remanescente da última temporada, o play-in continuará sendo utilizado pela franquia. Dessa maneira, as equipes que ficaram nas posições de 7°, 8°, 9 e 10° em cada conferência se enfrentam para buscar duas vagas nos tão disputados playoffs.

E claro, os fãs do esporte estão ansiosos para a atual temporada. É o caso do jogador profissional da equipe de Florianópolis, Basket São José, Wander Bonatti, (19). Bonatti confessa que está muito empolgado com a volta da NBA, “Por conta das mudanças que a franquia vem fazendo com o formato da competição, aumentando o nível de competitividade”. O atleta ainda destaca que “alguns jogadores nesta pré-temporada se dedicaram a evoluir seus pontos fracos, como o Giannis Antetokounmpo com o seu arremesso, controle de bola e confiança”. 

Esse ano, mais precisamente no dia 1° de novembro, será comemorado a marca de 75 anos da franquia do basquete americano, com o jogo entre New York Knicks e Toronto Raptors. Dessa forma, durante toda a temporada, serão feitos alguns jogos com apresentações especiais, fazendo menções a grandes ídolos e jogos que aconteceram durante esses anos. Vale lembrar também, que entre os dias 19 e 21 de outubro, foram anunciados os 75 (76 por conta de um empate) maiores jogadores da história da franquia. 11 jogadores que figuram nessa lista ainda estão em atividade. A votação foi feita por jogadores e ex-jogadores, diretores dos clubes, técnicos e a mídia especializada. 

Entretanto, essa temporada já iniciou cercada de uma grande polêmica. O craque Kyrie Irving optou por não se vacinar contra a Covid-19, o que fez com que seu clube, o Brooklyn Nets, afastasse temporariamente um dos seus principais atletas. Tal decisão foi tomada por conta de que na cidade de Nova York só pessoas que estão vacinadas podem participar de eventos locais fechados. Como os Nets mandam seus jogos na cidade e a equipe não queria contar com o jogador apenas parcialmente, a decisão foi estabelecida.

O jornalista esportivo, Luan Amaral, comentou sobre a situação de incógnita que vive a equipe dos Nets. “É um dos principais jogadores do time, porém deve ficar de fora. Ainda não se tem uma posição se ele vai se vacinar, o que é um direito dele, porém também é direito dos outros envolvidos bloquear a sua participação nas partidas. Vamos ver como vai ser o desenrolar na situação”, completa. 

Amaral, fã do basquete americano, opinou sobre os favoritos ao título da temporada. “Algo bem parecido com o que a gente viu na temporada passada, o Bucks vem forte para manter o seu título. Se tiver um Giannis Antetokounmpo inspirado e saudável, ele pode liderar a equipe para mais um título”. O jornalista ainda completa que os Nets, Clippers, Lakers também estão nesta briga como favoritos e correndo por fora, como surpresa, o Miami Heat. 

Sair da versão mobile