Nível de confiabilidade do consumidor brasileiro sobe

In Economia

Kawanna Cordeiro

Sondagem de março feita pela Fundação Getúlio Vargas afirma que o consumidor brasileiro se sente mais confortável em fazer compras

 

A Fundação Getúlio Vargas informou que a confiança do consumidor aumentou 3,5 pontos no último mês em comparação com fevereiro. Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 85,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014, quando estava em 86,4 pontos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) esse percentual representou a retomada da trajetória de alta da confiança do consumidor, que foi interrompida no ano passado. “O resultado continua sendo conduzido principalmente pela melhora das expectativas. Apesar disso, notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do FGTS, podem levar a uma alta mais consistente das variáveis que medem a situação corrente dos consumidores ao longo dos próximos meses”, avaliou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor em nota oficial.

No orçamento da estudante Deborah Elioara, a pesquisa se confirma. “O comércio está favorável para compras, pelo menos para mim, porque a crise trouxe a necessidade dos comerciantes fazerem promoções”, declara. No entanto, outra parcela dos consumidores não está totalmente satisfeita. A estudante Vitória Nunes conta o porquê do descontentamento. “As coisas não estão baratas e as promoções das lojas não estão em conta em comparação com os últimos anos”, diz. Ainda segundo Vitória tudo isso é reflexo da condição econômica do país. A Sondagem do Consumidor coletou informações de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 2 a 22 de março.

Em contrapartida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou na última quinta-feira, 30, que as vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,7% em janeiro ante dezembro. Comparado com janeiro de 2016 a diferença é de 7%. É o segundo mês que apresenta queda consecutiva. Seis das oito atividades pesquisadas tiveram redução, principalmente equipamentos e materiais de escritório, informática, combustíveis, livros, jornais, revistas e papelarias.

Link da Imagem: https://goo.gl/3cddvx

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu